GAC no Brasil: conheça o carro chinês que promete fazer sucesso por aqui

Sexta maior montadora na China, a GAC chegou oficialmente ao Brasil no final de maio. A estratégia é direta: disputar espaço com outras marcas chinesas em rápida expansão, como BYD e GWM. Para isso, a montadora iniciou as operações com cinco modelos e a meta de inaugurar 80 concessionárias até o fim de 2025. No entanto, a novata tem uma estratégia diferente e deverá oferecer um produto que tem tudo para ser um sucesso por aqui.

O plano da GAC inclui a instalação de um centro de distribuição em Cajamar (SP), que já está em operação, e o projeto para a construção de uma fábrica local nos próximos anos. A unidade fabril deverá ser conduzida em parceria  com a Mitsubishi ocupando espaço ocioso em Catalão (GO). A expectativa é comercializar mais de 100 mil veículos no país até 2030, investindo em tecnologia, eletrificação e modelos a combustão em segmentos estratégicos.

Enquanto a BYD consolidou liderança entre os elétricos e híbridos plug-in e a GWM aposta em SUVs híbridos, a GAC optou por apresentar um portfólio variado, que inclui SUVs médios híbridos, sedã e SUV elétricos e, de ainda tem uma carta na manga: o GS3 Emzoom.


GAC Aion Y: minivan elétrica é aposta contra o Dolphin
GAC Aion Y: minivan elétrica é aposta contra o Dolphin • Thiago Ventura/CNN

Exibido pela primeira vez no Brasil durante o evento de apresentação da marca em São Paulo, o GS3 contraria a tendência eletrificada chinesa.

O modelo vem equipado com motor 1.5 turbo de 152 cv e torque de 27 kgfm, associado a um câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Com 4,35 m de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, o SUV compacto se posiciona para disputar espaço com modelos como Renault Kardian, Hyundai Creta e VW Nivus.

Visualmente, o GS3 se destaca pelo design de grade frontal com feixes verticais e faróis afilados. No interior, oferece painel digital, central multimídia de 10,25″, materiais de acabamento variados e equipamentos como ar-condicionado digital, seis airbags e carregador de celular por indução na versão topo de linha.


GAC GS3: SUV com motor 1.5 turbo pode ser opção no Brasil
GAC GS3: SUV com motor 1.5 turbo pode ser opção no Brasil • Thiago Ventura/CNN

Ainda não há data para chegar ao mercado brasileiro, mas a GAC informou que todos os carros em seu line-up mundial podem ser oferecidos por aqui.

Além do GS3, a GAC apresentou o SUV híbrido GS4, os SUVs elétricos ION V e ION Y, e o grande Hyptake HT, com 345 cv e portas traseiras em formato asa de gaivota. Os preços partem de R$ 169 mil para o sedã elétrico Aion S e chegam a R$ 349 mil no SUV de luxo Hyptake HT.

  • Aion Y: SUV elétrico médio, motor de 204 cv, bateria de 63,2 kWh e autonomia de 318 km, segundo o Inmetro. Preço inicial de R$ 174.990.
  • Aion V: SUV elétrico de porte semelhante, com motor de 204 cv, bateria de 75,3 kWh e autonomia de 389 km. Valor a partir de R$ 214.990.
  • Hyptake HT: SUV elétrico de alto desempenho, com versões de até 245 cv e portas traseiras do tipo asa-de-gaivota. Possui autonomia de 362 km e preço inicial de R$ 299.990.
  • Aion ES: Sedã elétrico médio de 4,81 m de comprimento, motor de 136 cv e autonomia de 314 km. Começa em R$ 169.990.
  • GS4: SUV médio híbrido HEV, com motor a combustão de 140 cv (ciclo Atkinson) e motor elétrico de 182 cv, totalizando 235 cv combinados. Consumo urbano de 14,1 km/l e rodoviário de 11,8 km/l, segundo o Inmetro. Parte de R$ 189.990.


GAC GS4: SUV mira híbridos médios com preço mais interessante
GAC GS4: SUV mira híbridos médios com preço mais interessante • Thiago Ventura/CNN

Nova marca chinesa chega ao Brasil com elétrico abaixo de R$ 100 mil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.