Má notícia para proprietários e interessados no Peugeot 2008 da atual geração. O SUV compacto acaba de receber apenas uma estrela de segurança em crash test feito pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCAP) na última semana.
Produzido na Argentina e em algumas unidades na Europa, o Peugeot 2008 avaliado é equipado de série com quatro airbags (dois frontais e dois laterais de tórax) e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) e seis airbags são oferecidos nas versões mais caras. O modelo alcançou 42,16% de proteção para ocupantes adultos, 59,21% para crianças, 54,48% em proteção a pedestres e 55,81% no quesito de assistência à segurança.
Segundo o Latin NCAP, o grande responsável pela nota baixa foi a ausência de proteção lateral para a cabeça, fator que zerou a pontuação no teste de impacto lateral de poste. A estrutura do veículo também foi considerada instável no impacto frontal. No impacto lateral, a proteção corporal foi satisfatória, mas a proteção para o peito da criança de 1 ano e meio foi classificada como deficiente.
A entidade criticou falta de ADAS e mais bolsas de proteção nas versões mais básicas. O Latin NCAP recomenda aos consumidores que priorizem veículos com proteção lateral para a cabeça e tecnologias ADAS testadas e bem avaliadas, como frenagem autônoma de emergência.
“A Stellantis decepciona mais uma vez, neste caso com um modelo que tem concorrentes no mercado que oferecem melhor equipamento de segurança passiva e ativa de série, como o Nissan Kicks Play, o Hyundai Creta e até mesmo modelos que obtiveram cinco estrelas, como o Volkswagen T-Cross e o Nissan Novo Kicks. O grupo Stellantis tem capacidade técnica para oferecer melhor segurança de série e melhor desempenho”, criticou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Com sede no Uruguai e sem função regulatória, o Latin NCAP não pode impedir a comercialização de produtos mal avaliados. A Stellantis, controladora da Peugeot, informou que todos os seus veículos vendidos na América Latina atendem as regulamentações vigentes e protocolos internacionais de segurança.
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que seus modelos comercializados atendem todas as regulamentações vigentes, bem como protocolos internacionais, estando seus veículos devidamente homologados. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Vale destacar que o veículo está disponível em diferentes versões e níveis de equipamentos. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade”, declarou a empresa.
O Peugeot 2008 a combustão vendido no Brasil atualmente é produzido na Argentina e vendido em três versões: Active, Allure e GT. Os preços partem de R$ 143.990 e chegam aos R$ 173.990. O motor é sempre o 1.0 Turbo T200 de 130 cavalos e câmbio automático. Há ainda o elétrico e-2008, produzido na França, com preço de R$ 269.990.
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