
Três operações policiais simultâneas, em 22 cidades do Paraná, além de outros quatro estados, cumprem 143 mandados judiciais nesta terça-feira (17). As ações são contra suspeitos de homicídios e tentativas de homicídio, além de tráfico de drogas e roubo de cargas. São mais de trezentos policiais que atuam também em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
A primeira operação, batizada de ‘Cortina de Fumaça’, é da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal, contra um grupo suspeito de tráfico de drogas e outro investigado pelo roubo de cargas – no Paraná e em São Paulo. São 19 mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão. Também foram decretadas medidas patrimoniais de bloqueio de contas bancárias de 23 pessoas físicas e sete empresas. Segundo a polícia, a quadrilha traficava drogas com caminhões de uma transportadora. O empresário, do ramo de transportes, era quem chefiava a distribuição de entorpecentes.
Durante a investigação, cinco carregamentos de drogas foram apreendidos, com mais de seis toneladas de maconha, 65 quilos de crack e quase 240 quilos de skunk, com um prejuízo estimado em R$ 14 milhões à organização criminosa. Além disso, um dos líderes da quadrilha, foragido do Rio Grande do Sul e condenado a diversos anos de prisão, que vivia em Francisco Beltrão com identidade falsa, foi preso.
A segunda ação, chamada de ‘Caim e Abel’, cumpre 49 mandados judiciais contra quadrilhas envolvidas em assassinatos e tentativas de homicídio na região oeste do Paraná. São 28 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. As mortes, de acordo com a polícia, aconteceram em disputas entre facções criminosas. As mortes eram ordenadas pelo líder de um dos grupos, preso no Paraguai.
A terceira ação também acontece na região oeste, e cumpre sete mandados de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas e comércio ilegal de arma de fogo.