Ministério do Meio Ambiente diz que lentidão na liberação de recursos prejudica combate aos incêndios florestais

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática reconheceu a demora na liberação de verbas destinadas ao enfrentamento aos incêndios florestais, incluindo a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), além de despesas com aeronaves e transporte de brigadistas, conforme consta em ofício enviado ao Ministério de Gestão e Inovação.

No documento, ao qual a CNN teve acesso, o MMA ainda sugere medidas para agilizar os processos.

“Ocorre que o processo de execução dos recursos nem sempre anda no ritmo necessário ao enfrentamento das emergências, já que um processo licitatório demanda tempo e esforço para acontecer”, diz o documento enviado ao MGI, nesta segunda-feira (16), e assinado pelo Secretário Extraordinário do Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André Lima.

Para agilizar o processo, o MMA sugere a adoção de “Atas de Registro de Preços” com lista de equipamentos para serem utilizados para mitigar as queimadas. O ministério lembra que a medida foi utilizada para agilizar a liberação de recursos destinados à reconstrução do Rio Grande do Sul.

Fontes do MMA relataram que a equipe busca agilizar a compra dos principais instrumentos mais utilizados nas operações e ainda incluir os estados para que possam aderir às atas de preços. O objetivo é acelerar também a utilização dos recursos do Fundo Amazônia.

“Como a atuação no controle dos incêndios florestais é de responsabilidade comum de todos os entes federados, a ata poderia ser aderida pela própria União – Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis] e ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], pelos estados e pelos municípios”, sugere o ofício.

A proposta ainda depende de resposta do MGI. A CNN entrou em contato com o Pasta e aguarda retorno.

Incêndios

Ainda nesta terça-feira (17), o governo Lula se prepara para anunciar medidas de combate ao fogo. O presidente chamou os representantes dos Três Poderes e pretende envolver os representantes do Legislativo e Judiciário para um “pacto” para enfrentamento da situação.

Uma Medida Provisória (MP) com crédito extra de cerca de R$550 milhões deve ser anunciada ainda esta tarde.

Queimadas: veja os riscos da fumaça à saúde e como se proteger

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ministério do Meio Ambiente diz que lentidão na liberação de recursos prejudica combate aos incêndios florestais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.