
As mulheres são as principais beneficiadas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no Paraná. Elas representaram 67,7% dos 2.062 alunos contemplados pelo programa em 2023. Os dados sobre o Fies, atualizados na plataforma ComunicaBR, mostram ainda que – em relação à raça ou cor – 71,87% dos estudantes paranaenses que obtiveram o financiamento eram brancos.
O programa do Governo Federal, conduzido pelo Ministério da Educação, concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas de educação. Em todo o país, 50.186 pessoas foram contempladas em 2023. Destas, 56,1% eram pretas e pardas, enquanto 41,89% eram brancas. A nível nacional, as mulheres também foram maioria (68,23%).
Para se inscrever no Fies é necessário ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Os estudantes interessados precisam ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010. Outros requisitos são ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação.
Informações: Vanessa Fontanella