Paraná tem 94% das cidades infestadas pela dengue

Paraná tem 94% das cidades infestadas pela dengue

O Paraná tem 94,2% das cidades infestadas pela dengue. Ou seja, 376 municípios registram disseminação do mosquito dentro dos domicílios. Entre 1º de julho e 31 de agosto, dos 399 municípios paranaenses, nove foram classificados como ‘em situação de risco de epidemia’, 88 em ‘alerta’ e 237 em ‘situação satisfatória’.

É isso que o informe entomológico produzido pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta. O boletim visa levantar informações sobre a interação do mosquito da dengue, Aedes aegypt, com o ambiente. A chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato, explica que por meio dos dados coletados, é possível recomendar medidas de controle mais assertivas.

O informe divulgado nesta semana aponta que, entre os meses de julho e agosto, a cidade com maior índice de infestação foi Floraí, no noroeste, com índice de 5,6%. Em relação aos principais criadouros do mosquito da dengue no Paraná, os vasos e frascos com água, recipientes degelo em geladeiras, bebedouros, materiais em depósito de construção e objetos religiosos lideram o ranking, com 36,2%.

Na sequência, aparecem recipientes plásticos, garrafas, sucatas em pátios e entulhos de construção, com 25,5%, e depósitos para armazenamento doméstico, com 15,9%. Emanuelle detalha que esses dados são fundamentais para os municípios criarem políticas públicas de conscientização.

No Paraná, o índice de infestação predial é divulgado a cada dois meses. Por meio da relação do número de imóveis positivos, as cidades são classificadas conforme o risco para desenvolvimento de epidemia. Municípios considerados em condições satisfatórias ficam abaixo de 1%; em condição de alerta entre 1 e 3,99% e em risco de desenvolver epidemia quando o índice atinge 4%. O documento classifica cidades infestadas pela dengue aquelas com disseminação e manutenção do vetor nos domicílios.

Desde 28 de julho (quando o novo período epidemiológico iniciou), o Paraná acumula 12.368 notificações, 1.651 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da doença.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.