Nasa não concluiu em relatório que Brasil ficará inabitável daqui a 50 anos

Boatos.org

Boato – A Nasa publicou um relatório em que aponta que o Brasil ficará inabitável em 50 anos por causa das mudanças climáticas.

Análise

Há alguns dias, a imprensa brasileira chamou atenção para um estudo da Nasa, no mínimo, controverso. Ele apontaria para algo catastrófico que estaria para acontecer no Brasil daqui a 50 anos.

As matérias apontavam que o relatório mostraria que o Brasil poderia ficar inabitável em 50 anos. Além de circular na mídia, a história também viralizou em redes sociais. Leia a mensagem que circula na internet:

Estudo da NASA aponta que Brasil pode ficar inabitável em 50 anos Um estudo recente da NASA revela que partes do Brasil podem tornar-se inabitáveis dentro de 50 anos devido ao aumento extremo das temperaturas. Utilizando dados de satélites, os investigadores mapearam as regiões do mundo onde o calor poderá impossibilitar a sobrevivência humana nas próximas décadas.

O estudo, liderado pelo investigador Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, indica que a combinação de calor e humidade extremos poderá transformar certas áreas do Brasil em zonas inóspitas. Segundo o relatório, outras regiões do mundo que enfrentam riscos semelhantes incluem o sul da Ásia, Golfo Pérsico, Mar Vermelho, partes da China e Sudeste Asiático. Felizmente, África (Angola) não está incluída entre as áreas de risco iminente, mas a situação serve como um alerta para todos os países.

Checagem

O conteúdo fez sucesso e, claro, gerou medo. Felizmente, a história não é bem assim. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) Qual é o relatório ou estudo da Nasa citado pela imprensa? 2) O estudo da Nasa aponta que o Brasil vai ficar inabitável daqui a 50 anos? 3) Por que a mídia destacou que o relatório falou que o Brasil iria ficar inabitável daqui a 50 anos?

Qual é o relatório ou estudo da Nasa citado pela imprensa?

O artigo que causou o alarmismo em relação ao futuro do Brasil como local para se viver está neste link. O nome do artigo é “o surgimento de calor e umidade muito severos para a tolerância humana” (The emergence of heat and humidity too severe for human tolerance).

Ele, de fato, se baseia em dados globais para apontar que há locais do mundo que no futuro podem exceder os limites de temperatura média + umidade suportados pelo corpo humano. De fato, é um alerta. Porém, não para o Brasil apenas.

O estudo da Nasa aponta que o Brasil vai ficar inabitável daqui a 50 anos?

O relatório não cita, em nenhum momento, o Brasil nominalmente. O que há é um alerta geral para algumas regiões do mundo que podem chegar a este clima hostil em um futuro. Entre elas, há algumas regiões no Brasil que poderiam chegar a esta temperatura. Dois pontos: poderiam  não significa irão e também não se trata do Brasil todo.

Por que a mídia destacou que o relatório falou que o Brasil iria ficar inabitável daqui a 50 anos?

Alguns veículos de mídia (podem ver aqui, aqui e aqui) fizeram críticas às manchetes iniciais. Basicamente, alguns veículos publicaram inicialmente que o Brasil estaria entre as áreas ameaçadas e, em um grande telefone sem fio, se chegou à distorção que apontava para o país inabitável.

Especialistas em meteorologia destacaram que não é possível cravar que o Brasil ficará inabitável em 50 anos e relembraram que, inclusive, estudo não é verdade absoluta. Os estudos estão aí para serem aprofundados e, inclusive, refutados.

Conclusão

Fake news ❌

Sim. Temos um alerta em relação ao clima no mundo no futuro. Porém, a história que aponta que a Nasa alertou que o Brasil ficará inabitável daqui a 50 anos não procede. É uma distorção (corroborada pela mídia) de um estudo real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post Nasa não concluiu em relatório que Brasil ficará inabitável daqui a 50 anos appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.