É falso que Bolsonaro tenha apoiado Nicolás Maduro após críticas às eleições no Brasil

Boatos.org

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro passou a apoiar Nicolás Maduro após ele criticar as eleições no Brasil.

Análise

A situação na Venezuela têm causado um incômodo internacional. Depois de uma eleição com resultados contestados e uma série de manifestações no país, (quase) ninguém quer aparecer como um “grande apoiador de Maduro”.

Neste sentido, uma teoria circulou na internet. Depois que o próprio Nicolás Maduro criticou o processo eleitoral no Brasil, alguns conteúdos começaram a apontar que o ex-presidente Jair Bolsonaro passou a ser um “apoiador dele”.

A prova seria uma postagem na qual Bolsonaro teria dito que Maduro é seu amigo (friend): “Bolsonaro apoia o ditador Maduro porque ele falou mal do TSE! Parece piada mas não é!”, diz uma das mensagens.

Checagem

O conteúdo se espalhou em uma parcela da esquerda que não nutre simpatia por Maduro e por Bolsonaro. Por isso, vamos checar o conteúdo respondendo a algumas questões. São elas: 1) É verdade que Bolsonaro passou a apoiar Maduro após críticas às eleições no Brasil? 2) Por que Bolsonaro descreveu o presidente da Venezuela como “friend”? 3) As críticas de Maduro sobre as eleições no Brasil fazem algum sentido?

É verdade que Bolsonaro passou a apoiar Maduro após críticas às eleições no Brasil?

Obviamente, não. Apesar de, de fato, ambos se unirem nas críticas ao processo eleitoral brasileiro (cada um por seus motivos), Bolsonaro tem, inclusive se aproveitado do momento para divulgar mais críticas à Maduro. Em nenhum momento, houve manifestações de apoio. Nem mesmo no “my friend”.

Por que Bolsonaro descreveu o presidente da Venezuela como “friend”?

Tratou-se de uma ironia após uma matéria tratar a fala de Nicolás Maduro como “bolsonarista”. Ele postou um print do conteúdo e colocou a fala em questão como uma forma de dizer que estão tentando “empurrar” Maduro para a direita.

As críticas de Maduro sobre as eleições no Brasil fazem algum sentido?

Não. Assim como todas até o momento, trata-se de uma acusação sem qualquer prova ou lastro na realidade. Os resultados no Brasil foram, de fato, auditados e não houve qualquer evidência de fraude.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Bolsonaro tenha demonstrado apoio para Nicolás Maduro após críticas ao sistema eleitoral brasileiro. A postagem do ex-presidente do Brasil foi uma ironia e a acusação não faz sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).

The post É falso que Bolsonaro tenha apoiado Nicolás Maduro após críticas às eleições no Brasil appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.