Marcos Sunyê defende combate à evasão escolar na UFPRMarcos SunyêMarcos Sunyê defende combate à evasão escolar na UFPR

Marcos Sunyê defende combate à evasão escolar na UFPRMarcos SunyêMarcos Sunyê defende combate à evasão escolar na UFPR

Eleito com 61,9% dos votos na consulta à comunidade acadêmica, o professor Marcos Sunyê foi declarado reitor eleito da Universidade Federal do Paraná. A votação foi virtual e esteve aberta por 43 horas, para professores, estudantes, técnicos administrativos e aposentados da instituição.

A professora Camila Fachin foi escolhida como vice-reitora pela chapa Movimento UFPR. Sunyê comemora a vitória.

Em segundo lugar ficou a chapa Avança UFPR, composta pelos professores Fernando Mezzadri e Cristina Rodrigues, com 38% dos votos. A apuração foi conduzida pela Comissão Paritária de Consulta. Sunyê defende a gestão universitária a partir de dados. Ele afirma que o combate à evasão é uma das principais demandas da instituição.

Sunyê é do Departamento de Informática e chegou a ganhar no voto dos técnicos nas eleições de 2016. No entanto, naquele pleito, ele perdeu entre alunos e professores.

Agora, os nomes escolhidos pela comunidade integram uma lista tríplice, que será enviada pelo conselho universitário para o Ministério da Educação. Por tradição, o presidente da república indica os primeiros da lista para a reitora da UFPR. A expectativa é que a posse aconteça em dezembro, em Brasília.

Reportagem: Larissa Biscaia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.