EMTU inicia testes de circulação do VLT no Centro de Santos; VÍDEO


Serviços realizados indicaram a necessidade de ajustes a serem feitos no trecho para que haja novas movimentações. Serviços foram realizados durante a madrugada desta sexta-feira (20). Fase de testes do VLT foi iniciada em Santos
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) iniciou, nesta sexta-feira (20), os testes de circulação da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral de São Paulo. A primeira passagem do modal pelo novo trajeto aconteceu nesta madrugada, entre 0h e 4h. Durante o período de testes, a CET-Santos realiza um esquema operacional e há alterações no trânsito (veja detalhes abaixo).
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Os testes de validação foram realizados de madrugada, entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo. A ação incluiu a passagem dos trens por toda extensão da nova linha, o que ocorreu pela primeira vez (veja acima).
Em imagem divulgada pela EMTU, é possível ver um dos VLTs próximo à Praça dos Andradas, no Centro de Santos. A companhia destacou, no entanto, que os trabalhos realizados indicaram a necessidade de ajustes a serem feitos, para que haja a movimentação dos trens no novo trecho.
A empresa destacou que não há previsão de novos deslocamentos até que os reparos sejam feitos no trecho, e que os trabalhos de validação seguirão sendo realizados até que necessário, sem data de término prevista.
VLT em testes de circulação realizado na madrugada desta sexta-feira (20), na Praça dos Andradas
Divulgação/EMTU
Testes
A circulação do VLT pela nova linha estava prevista para acontecer a partir de segunda-feira (16), das 10h às 15h. Segundo a EMTU, seria feita a passagem dos trens, carregados com materiais para reproduzir o peso dos passageiros, monitorando a medição de ruídos e vibração.
Esses testes, no entanto, foram adiados devido às condições climáticas da região. A princípio, a circulação dos trens pela nova linha estava programada para acontecer entre às 10h e às 15h desta sexta-feira, mas como foi verificada a necessidade de ajustes durante a madrugada, os testes foram interrompidos.
VLTs serão carregados com materiais para simular peso dos passageiros
Divulgação/EMTU
A EMTU destacou ainda que o restante dos testes, referentes as redes aéreas e de eletrificação, seguem sendo realizados normalmente.
Os serviços ocorrem desde 9 de setembro, quando foi iniciada a fase de validação operacional do VLT. Os trabalhos acontecem simultaneamente às obras do VLT, que estão em fase final de conclusão, segundo a EMTU.
EMTU iniciará testes do segundo trecho do VLT para validação operacional
Divulgação/EMTU
Como fica o trânsito?
A CET-Santos informou que tem esquema operacional programado para o período de testes do VLT, que prevê agentes em campo já antes do início da circulação do trem para garantir que a linha férrea esteja sem veículos estacionados.
Os agentes também estarão posicionados ao longo do percurso para monitorar o tráfego e orientar os motoristas. E, ainda, em viaturas, vão acompanhar o VLT durante todo o trajeto.
O único bloqueio desativado nos últimos dias foi o da Avenida Senador Feijó com a Rua Amador Bueno. No início da tarde desta sexta-feira (20), ocorreu a reabertura da Avenida São Francisco. Há expectativa que também seja liberada a Rua Amador Bueno, entre Avenida Senador Feijó e Rua Braz Cubas.
Já entre 9h deste sábado (21) até 18h de quarta-feira (25), estará bloqueada a Avenida Campos Sales (ambos os sentidos), no acesso à Rua Dr. Cochrane, entre 9h de sábado (21) e 18h de quarta-feira (25). A rota alternativa a ser utilizada é a Avenida Conselheiro Nébias. Serão executados serviços de pavimentação.
Nova linha
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias.
O trajeto pretende interligar os pontos de interesse público, como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. O início da operação da nova linha está previsto para o primeiro semestre de 2025.
Segundo a EMTU, a estimativa é que o modal atenda cerca de 35 mil passageiros por dia na Baixada Santista. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.
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