Passageiros que voaram um dia antes em avião que caiu relatam problema no ar-condicionado: ‘Calor insuportável’


Segundo prefeitura, avião pousou em Rio Verde por volta das 11h30 e decolou com destino a Guarulhos por volta do meio-dia. Passageiros também reclamaram de atraso. Veja relato de passageiros
Um dia antes do acidente que vitimou 62 pessoas no interior de São Paulo, o mesmo avião fez uma viagem para Rio Verde, no sudoeste de Goiás. À TV Anhanguera, passageiros que estavam no voo de Goiás relataram que a aeronave estava com problemas no ar-condicionado.
“Estava bem quente. Eu até me assustei porque, geralmente, quando você entra dentro do voo, está tudo preparado para receber [os passageiros]. Foi esfriar no finalzinho, chegando em Guarulhos”, contou a empreendedora Ângela Espíndola, que fez a viagem de Goiás a São Paulo.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
De acordo com a prefeitura de Rio Verde, a aeronave voou de São Paulo ao município goiano e depois retornou. No dia seguinte, em uma outra rota, o avião caiu com 62 pessoas a bordo.
LEIA TAMBÉM
ENTENDA: Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo e não há sobreviventes
CATALÃO: Avião faz pouso forçado e bate em árvores às margens de rodovia de Goiás
GOIÂNIA: Morrem dois dos seis feridos em acidente com avião em Goiânia
Conforme relatos dos passageiros, antes da decolagem, funcionários identificaram um problema com o peso das bagagens, que estava acima do permitido, mesmo após terem sido pesadas previamente. Isso causou um atraso, pois foi necessário refazer a pesagem.
Avião que caiu no interior de SP com 62 pessoas a bordo pousou em Rio Verde, em Goiás, um dia antes do acidente
Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal e Divulgação/Prefeitura de Rio Verde
Durante o voo, os passageiros contaram que enfrentaram muito calor devido ao mau funcionamento do ar-condicionado. O servidor público Cleiton Feitosa relatou que a temperatura estava “insuportável”.
“Ele estava todo suado. Não era suado de suor normal. Ele estava tomando um ‘banho de suor’, porque dentro do avião o calor estava insuportável”, contou Cleiton Feitosa.
Segundo a prefeitura de Rio Verde, o avião pousou por volta das 11h30 e decolou com destino a Guarulhos por volta do meio-dia de quinta-feira (8).
O g1 questionou a Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, sobre as condições da aeronave descritas pelos passageiros, mas não obteve resposta até a última atualização da reportagem. Sobre o acidente, a empresa disse que o avião não tinha nenhuma restrição operacional e estava com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo – veja nota completa ao final da reportagem.
Em nota, a Anac afirmou que aaeronave ATR-72 da Voepass envolvida no acidente em Vinhedo (SP) estava em condições regulares e com certificados válidos. A Anac e o Cenipa estão monitorando o atendimento às vítimas e as investigações – veja nota completa ao final da reportagem.
No início da tarde de sexta-feira (9), o avião com com 62 pessoas caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo (SP) – assista vídeo do momento abaixo. A Prefeitura de Vinhedo informou que não houve sobreviventes no acidente.
Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo
Outras reclamações
Outras pessoas que viajaram na mesma aeronave também relataram problemas com o calor. A jornalista e escritora Daniela Arbex, que também voou no mesmo avião um dia antes da tragédia, afirmou que um problema no ar-condicionado fez com que os passageiros passassem mal. Ela viajou de Ribeirão Preto para Guarulhos e, em seguida, de Guarulhos até o Aeroporto Regional da Zona da Mata, em Goianá (MG).
Daniela Arbex filmou um defensor público que chegou a tirar a camiseta durante o voo. O defensor afirmou que já havia passado pela mesma situação em duas outras ocasiões e descreveu que estava “muito quente na aeronave”.
“Numa outra viagem que a gente já tinha feito nesse voo, aconteceu algo muito semelhante, ou seja, ficou muito quente no avião. Eu tirei a camisa e a aeromoça falou: ‘você não pode ficar sem camisa’. Eu falei: ‘mas tá muito calor, alguma coisa não tá funcionando bem’. Ela até trouxe água pra mim. E, do mesmo modo, num voo de quinta-feira, tava muito quente no avião. […] Primeiro tirei o tênis e a meia, e depois de um tempo eu tirei a camisa”.
Nota FAB:
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência.
Nota companhia aérea:
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.
Nota da Anac:
A aeronave operada pela Voepass acidentada em Vinhedo (SP) nesta sexta-feira, 9 de agosto, um ATR-72, foi fabricada em 2010 e se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. O voo contava com quatro tripulantes a bordo no momento do acidente e todos estavam devidamente licenciados e com as habilitações válidas.
A Anac continua monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa. Além disso, a Agência segue no acompanhamento dos desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Passageiros de Goiás voaram um dia antes em avião que caiu em São Paulo
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.