Sucessão familiar no campo: especialista explica como estabelecer acordo


Produtores rurais contam com ajuda de curso e consultoria para definir planejamento sucessório. Sucessão familiar no campo exige conversa e planejamento
Nilton e Isabel Schmitt tocam uma propriedade de criação de matrizes suínas em Nova Aurora, na região oeste do Paraná.
Das três filhas do casal, Karina foi estudar psicologia; Denise, enfermagem; e Chiara se formou em letras e fisioterapia. Quando as filhas foram para a cidade estudar, veio uma preocupação. “Pensei, agora foram todas embora, vou ficar aqui, daqui uns anos não aguento mais tocar e quem vai tocar isso?”, Nilton diz.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Foi Chiara quem voltou para o sítio com o esposo. “Meu pai sempre falava que quem quisesse voltar, entraríamos em acordo para organizar”, Chiara diz. “Sempre foi o desejo dele.”
Esse acordo é chamado de sucessão familiar. “Na prática, significa transferir o patrimônio, os bens, a herança dos falecidos para os herdeiros”, explica a advogada Deisi Cardoso. Mas essa transferência pode ser feita ainda em vida. “Uma das formas do planejamento sucessório é já transferir essas propriedades através de doação, que chamamos de partilha em vida ou adiantamento de legítima. É importante para evitar custos financeiros e também conflitos dentro da família”.
Para se aprofundar no assunto, a família Schmitt participou do curso “Herdeiros do Campo”, uma iniciativa da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). “A exigência é que participem pelo menos duas gerações, para que elas possam olhar na perspectiva da perenidade da propriedade, em termos de condução de gestão, de olhar essa propriedade a longo prazo”, diz Elizete Lunelli Dal Molin, assessora de cooperativismo.
Sucessão familiar no campo exige conversa e planejamento
Caminhos do Campo/RPC
Até 2017, eram 450 matrizes na propriedade; agora, são 1.200. Segundo a família, esse crescimento só foi possível por conta da conversa e, principalmente, da união entre todos eles.
“A partir do curso, buscamos empresa para nos auxiliar sobre qual seria o melhor procedimento. Estamos estudando a questão de uma holding, fazer escritura com usufruto, estamos analisando a melhor forma” Chiara diz.
Leia também
Veja lista de quem estava no avião que saiu de Cascavel e caiu em Vinhedo
‘É um dia de muita tristeza para todos nós’, lamenta prefeito de Cascavel sobre queda de avião
Vídeo mostra criança venezuelana e cachorrinha que morreram em queda de avião brincando horas antes de acidente
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná
Adicionar aos favoritos o Link permanente.