Febre Oropouche é registrada em área de garimpo de Calçoene, no Amapá; SVS monitora casos


Foram detectados 14 casos da arbovirose, todos de moradores do distrito de Lourenço conforme as informações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS). Febre Oropouche é causada pelo mosquito maruim (mosquito-pólvora ou borrachudo)
Reprodução/SES
No município de Calçoene foram registrados 14 casos da arbovirose conhecida como ‘Febre Oropouche’, que pode ser facilmente confundida com doenças como dengue, chikungunya e zika. Os casos estão sendo monitorados pela secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
As análises foram realizadas no Laboratório de Saúde Pública do Amapá (Lacen-AP) de moradores do distrito de Lourenço, que apresentavam sintomas de arboviroses.
O superintendente de vigilância em saúde, Cássio Peterka, disse que os testes foram realizados paara outras doenças inicialmente, após o resultado negativo a doença foi investigada.
“De 36 amostras testadas pela técnica de biologia molecular RT-PCR, 14 foram detectáveis para Oropouche, todas são de pacientes que residem no distrito do Lourenço, área de garimpo de Calçoene”, disse o superintendente.
O superintendentes, disse que ações seguem sendo monitoradas a as ações de vigilância em Calçoene foram ampliadas, também com registros do vírus mayaro.
Um alerta epidemiológico foi enviado ao Ministério da Saúde (MS) para que a atualização de casos seja feita a tempo, para controlar novos casos da doença.
Sintomas da Febre Oporuche:
A doença é transmitida pelo mosquito-pólvora ou maruim ou borrachudo, que leva o nome científico Culicoides Paraensis, que tem sintomas semelhantes aos da dengue e chikungunya, como:
Febre de início súbito;
Dor de cabeça;
Dor muscular e dor articular;
Tontura;
Dor atrás dos olhos;
Calafrios;
Fotofobia;
Náuseas e vômitos.
A SVS orienta que, para prevenir a doença, deve-se evitar áreas com muitos mosquitos, é preciso usar repelente com frequência e usar roupas que cubram a pele. Além de remover ambientes que facilitem a proliferação do vírus, com água parada e outros.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.