Presos pelas mortes de dois jovens na Orla do Guaíba vão a júri, decide Justiça


Caso ocorreu em junho do ano passado. Réus têm 19 e 20 anos e foram presos após briga que resultou nas mortes de dois jovens e deixou seis pessoas feridas. Vídeo mostra ataque a tiros na Orla do Guaíba, em Porto Alegre
Dois presos pela morte de dois jovens após uma briga na pista de skate na Orla do Guaíba, em Porto Alegre, serão julgados pelo Tribunal do Júri, decidiu a juíza Lourdes Helena Pacheco da Silva, de Porto Alegre, na última sexta-feira (9). O caso aconteceu em junho de 2023. Assista acima as imagens das pessoas correndo após os tiros.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
William da Silva de Paula, de 21 anos, e Vinícius Luis da Silva, de 20 anos morreram atingidos por tiros. Outras seis pessoas ficaram feridas. Os dois réus, atualmente com 19 e 21 anos, estão presos preventivamente desde o crime. Os nomes deles não foram divulgados pelas autoridades de segurança.
Eles serão julgados pelo tribunal popular, formado por pessoas da comunidade, por dois homicídios triplamente qualificados por motivo fútil, mediante recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e praticados com meio que resultou em perigo comum.
Segundo a Justiça, os réus e um adolescente (falecido em julho do ano passado), cruzaram com um grupo de pessoas, entre eles as duas vítimas. Após palavras de provocação, os réus teriam se aproximado e iniciado os disparos. Integrantes do outro grupo também estariam portando armas, mas não teriam usado, diz a Justiça.
Durante o processo, um dos réus se manteve em silêncio, e o outro alegou legítima defesa. Testemunhas ouvidas confirmam, porém, a acusação.
“A pluralidade de versões aponta para a inafastabilidade da pronúncia, para que o Conselho de Sentença examine a prova em toda sua extensão”, considerou a Juíza Lourdes Helena.
Relembre o caso
Imagens de câmera de vigilância do local mostram a movimentação de pessoas fugindo após o ataque a tiros.
Um dos presos já tem uma ocorrência anterior como suspeito de homicídio. O outro investigado apresenta uma lista extensa de ocorrências, incluindo também um homicídio e lesão corporal.
No momento dos crimes, Orla do Guaíba tinha bastante movimento.
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.