Arquitetura ‘quiet luxury’ abre mão da ostentação e oferece apartamentos milionários a clientes ‘discretos’ em SC


Em oito meses de showroom, mais de 50% das unidades disponíveis em um projeto a poucos passos da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, já foram vendidas. Projeto no estilo “luxo silencioso” será lançado de frente para a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis
Dimas Construção/ Divulgação
Composições de alto padrão, sem grandes extravagâncias. Na contramão dos imóveis que fazem sucesso pela ostentação em Balneário Camboriú, com salas com área para Lamborghini e arranha-céus com heliponto, por exemplo, alguns compradores têm aderido ao conceito mais low profile de “luxo silencioso” no litoral de Santa Catarina.
Admiradores desse tipo de arquitetura, no entanto, não necessariamente pagam pouco para ter soluções sustentáveis, elementos de qualidade e contato com a natureza, pontos propostos pelo conceito. Em Florianópolis, uma construção nesses moldes está com apartamentos à venda a partir de R$ 4,9 milhões.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em oito meses de showroom, mais de 50% das unidades disponíveis já foram vendidas, segundo a Dimas Construções, responsável pelo empreendimento (veja mais abaixo).
O diretor de Incorporação da construtora, Gabriel Freire, avalia que o projeto D/Sense alia qualidade de vida, segurança e bem-estar, e considera também a caminhabilidade, medida que avalia a qualidade dos espaços públicos para se deslocar a pé.
“O perfil do cliente é realmente alguém mais low profile, não é alguém que quer ostentar, não está comprando ali para querer estar num projeto X”, comenta.
A poucos passos da Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da capital catarinense, a construção fica perto de outros pontos e serviços, segundo o diretor:
🌳 Parques
🍎 Feirinha de orgânicos
🍝 Pontos de consumo de alimentação
💼 Postos de trabalho
🌊 Proximidade com a beira-mar
“O projeto também está preocupado com ventilação e iluminação natural. Então, tem esquadrias grandes, tem o verde na fachada, que também melhora a qualidade do ar dentro do projeto”, afirma.
Luxo silencioso
A arquiteta Vanessa Faller, acostumada a projetar no estilo quiet luxury, como também é chamada a tendência, diz que a ostentação, neste conceito, está atrelada à qualidade, ao design e à relação com a natureza. “Mas esse estilo não é desprovido de personalidade”, enfatiza.
A adesão, segundo ela, cresceu após a pandemia.
“É um conceito de vida, de investir em coisas boas, sem ostentar demais. A ostentação realmente está na qualidade das coisas, tanto material quanto imaterial. É a qualidade dos momentos, é a qualidade do que você está vendo, é a qualidade dos momentos em contato com a natureza”, comenta.
Projeto arquitetônico no estilo “luxo silencioso” esbanja elementos verdes em Florianópolis
Dimas Construção/ Divulgação
O que tem nesse estilo?
Vanessa comenta que esses projetos têm elementos que se destacam e dão personalidade ao ambiente, mas eles aparecem de forma pontual, para causar sensações.
Ela menciona os seguintes elementos:
Madeiras sem verniz e brilhos
Pedras na sua essência natural
Mármores mais rústicas e foscas, com veios aparentes
Apartamento milionário
O empreendimento com apartamentos a partir de R$ 4,9 milhões, e entrega prevista para 2027, foi projetado pelo arquiteto francês Greg Bousquet.
Insolação, vento, topografia e entorno foram analisados e combinados a um estudo sobre a história e infraestrutura local, de acordo com ele.
“Buscamos promover uma arquitetura singular com a identidade do bairro a partir de duas torres de uso misto, com composições de materiais naturais, como a madeira e a pedra, em designs distintos para dialogar cada qual com os seus arredores”, explicou.
Também há guest houses (casas para convidados), carregadores elétricos nas vagas de garagem, elevadores privativos, espaço fitness, área para aulas de dança e luta, sauna úmida e seca, piscinas aquecida e sala de massagem.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.