
O varejo no Paraná registrou crescimento de 0,2% em julho e superou a média nacional de 0,1%, conforme dados divulgados pela Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. Na comparação com julho do ano passado, o aumento nas vendas foi ainda mais expressivo, e teve um salto de 12% no estado, frente ao crescimento de 7,2% do cenário nacional.
No acumulado de janeiro a julho, o comércio varejista no Paraná cresceu 5,4%. Já no Brasil, o desempenho positivo foi de 4,7%. Nos últimos 12 meses, o estado teve alta de 3,2%, a média nacional registrou aumento de 3,8%.
O economista da Fecomércio do Paraná Lucas Desordi, cita que o desempenho positivo no cenário nacional se deve a três fatores que mantiveram o preço acessível aos consumidores.
Entre os segmentos que mais se destacaram em julho deste ano no estado na comparação com o mesmo mês do ano anterior estão os veículos e motocicletas, com alta de mais de 20%; os artigos farmacêuticos registraram aumento de consumo de 16%, os materiais de construção 11% e a venda de móveis e eletrodomésticos também cresceram 8% no período.
Reportagem: Lúcio André