Picadas de aranha são segunda principal causa de envenenamento

Picadas de aranha são segunda principal causa de envenenamento

As picadas de aranha são a segunda principal causa de envenenamentos por animais peçonhentos no Brasil. No ano passado, foram mais de 340 mil acidentes registrados, dos quais 43 mil com aranhas. Os dados são do Ministério da Saúde. No país, são três gêneros de aranha que preocupam as autoridades, popularmente conhecidas como aranha-marrom, aranha armadeira e viúva-negra.

De acordo com a médica infectologista Marion Burger, um dos sintomas da picada de aranha é uma dor intensa no local da lesão.

Também é fundamental procurar atendimento médico. Para além dos cuidados após um acidente, autoridades e especialistas também orientam ser fundamental manter medidas de prevenção. Os acidentes com aranhas são mais comuns em períodos quentes. Manter o ambiente limpo pode ajudar no processo, ressalta a infectologista.

No caso da aranha-marrom, os meses de maior frequência são entre outubro e março, com a Região Sul responsável por cerca de 80% das notificações. Os estados sulistas também correspondem à maior parte das notificações relacionadas à aranha armadeira, mais comuns entre janeiro e maio.

Reportagem: Bárbara Hammes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.