Passageiros reclamam de demora na espera por ônibus após mudança no Metrô na Superfície no Rio


São seis linhas municipais que substituem os ônibus operados pela concessionária. Houve espera e confusão. Passageiros reclamam de demora na espera por ônibus após mudança no Metrô na Superfície
Passageiros do metrô enfrentaram problemas na integração do metrô com as linhas municipais na Estação Botafogo, na Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (29). O Metrô na Superfície deixou de operar na última sexta (26) e esse foi o 1º dia útil depois da mudança.
Na prática, em vez de embarcar diretamente nos ônibus da concessionária, os clientes do Metrô Rio usam ônibus que já circulavam, operados pelo município.
“Péssimo. Não gostei, prefiro a integração ônibus do metro, bem melhor”, afirma uma passageira.
A opinião é quase unânime. Fora isso, a reclamação geral é que não houve ordem na hora de embarcar nos ônibus, como antes era feito por fila.
Para tentar evitar confusão, funcionários do metrô orientavam os passageiros. Segundo a concessionária, o Metrô na Superfície transportava cerca de 13 mil pessoas em 20 ônibus.
Com mais opções de linhas, a concessionária estima que o passageiro consiga chegar a até 20 bairros, contra os cinco que antes eram acessados pelo serviço.
“Tô esperando mais de meia hora aqui, o outro era bem melhor, mas fazer o que, né?”, questiona a empregada Simone Belmira.
Entenda como é feito o serviço de integração
A partir de agora, um novo modelo de integração funcionará entre os serviços de ônibus e metrô. Serão seis linhas de ônibus municipais nas viagens a partir das duas estações, Botafogo e Antero de Quental. Os passageiros pagarão o valor da tarifa do metrô, que é de R$ 7,50, e poderão usar os serviços de metrô e dessas linhas de ônibus.
Seis linhas de ônibus comuns vão fazer a integração com metrô na superfície
Reprodução/TV Globo
No entanto, para ter direito à tarifa, os passageiros que fizerem o primeiro embarque nos ônibus deverão realizar o segundo obrigatoriamente nas estações Botafogo ou Antero de Quental/Leblon, que eram aquelas atendidas pelo Metrô na Superfície.
A nova integração será válida inicialmente apenas com a utilização do cartão Riocard. Segundo o Diário Oficial do Município, o intervalo entre a passagem pelo validador do primeiro e o segundo modal deverá ser de até 2 horas.
De acordo com o Metrô, a nova integração permitirá um aumento na oferta do serviço para a população, com cinco vezes mais ônibus disponíveis para a conexão com o modal. Haverá novas opções de trajeto, principalmente em horário de pico.
As linhas atendidas pelo novo modelo serão:
539 (Rocinha x Leme)
309 (Central x Terminal Alvorada)
538 (Leme x Rocinha)
548 (Metrô Botafogo x Terminal Alvorada)
583 (Cosme Velho x Leblon)
584 (Cosme Velho x Leblon)
O término do serviço que começou em 2002 foi uma decisão da concessionária Metrô Rio. A TV Globo apurou que o Metrô Rio vai subsidiar parte da integração feita pelo Metrô na Superfície.
O Metrô na Superfície funciona em dois trajetos: Botafogo- Gávea e Antero de Quental/Leblon – Gávea
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.