Encontro do G20 define princípios para transição energética

Encontro do G20 define princípios para transição energética

Foram definidos durante o encontro do G20 os 10 princípios para a transição energética. O documento traz compromissos que visam aumentar a segurança energética e acelerar transições limpas, sustentáveis, justas, acessíveis e inclusivas. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, eles foram definidos em consenso e têm o intuito de triplicar a capacidade de energia renovável.

LEIA MAIS

  • TRE-PR realiza neste sábado Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas

A afirmação foi feita durante uma coletiva de imprensa do G20, na tarde desta sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Alexandre Silveira ressaltou que o resultado do trabalho é fruto do diálogo e da diplomacia, reconhecidos como características do governo brasileiro. A declaração enfatiza a importância de acelerar a escala de implantação de tecnologias de armazenamento de energia, incluindo baterias e hidrelétricas de bombeamento. O  documento destaca, ainda, a eficiência energética e as economias de energia e pede que os membros do G20 liderem a criação de um ambiente internacional favorável para transições energéticas globais.

O ETWG não assinava uma declaração de compromissos desde 2021. A reunião ministerial encerrou a semana de trabalho do GT em Foz do Iguaçu, que contou com apoio da Itaipu Binacional, maior geradora acumulada de energia limpa e renovável do planeta.

Reportagem: Marlon Santiago e Brenda Niewiorowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.