Morre, aos 78 anos, Márcio Souza, um dos maiores nomes da literatura amazonense

O escritor, jornalista, dramaturgo e cineasta Marcio Souza morreu nesta segunda-feira (12) de 78 anos. As causas da morte não foram reveladas. Ele foi um dos grandes nomes da cultura do Amazonas e do Brasil.

Nascido em Manaus em 1946, estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e escreveu grandes obras literárias como “Galvez, Imperador do Acre”; “A Caligrafia de Deus”; “Lealdade” –pelo qual recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 1997; e “Mad Maria”, seu livro de maior destaque e que deu origem à minissérie de mesmo nome, de Benedito Ruy Barbosa, produzida pela TV Globo em 2005.

Márcio Souza teve destaque como cineasta e dirigiu o filme “A Selva”.

Ele foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth, além de ter sido diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte.

Atualmente, atuava como diretor da Biblioteca Pública do Amazonas e ocupava a cadeira de número 25 da Academia Amazonense de Letras, que lamentou a morte do escritor.

O governo do Amazonas também emitiu uma nota de pesar pelo falecimento e decretou luto oficial de três dias no estado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Morre, aos 78 anos, Márcio Souza, um dos maiores nomes da literatura amazonense no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.