Suspeito de começar incêndio que destruiu barracas de festejo de José de Freitas é solto pela Justiça


Segundo a decisão da Justiça, o suspeito foi colocado em liberdade provisória com a condição de respeitar diversas medidas cautelares para substituir a prisão, e terá que usar tornozeleira eletrônica. Câmera de segurança homem que começou incêndio no festejo de José de Freitas (PI)
A Justiça liberou da prisão o homem que foi preso em flagrante suspeito de atear fogo à cobertura de palha das barracas dos festejos de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas. Marcos Henrique Rodrigues de Sousa, de 33 anos, foi solto no dia 10 de agosto, e terá de usar uma tornozeleira eletrônica.
Segundo a decisão da Justiça, Marcos foi colocado em liberdade provisória, com a condição de respeitar diversas medidas cautelares para substituir a prisão: ele não pode sair da comarca por mais de 30 dias, não pode frequentar bares e festas, e deve ficar com o monitoramento eletrônico (tornozeleira).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O suspeito havia sido preso em flagrante pela Polícia Militar horas depois do crime. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, e a prisão de Marcos poderá ser solicitada novamente caso ele seja denunciado.
O crime de incêndio, detalhado no artigo 250 do Código Penal Brasileiro (“Causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”) prevê pena de 3 a 6 anos, que pode ser aumentada caso o local incendiado seja destinado a uso público.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Vídeo mostra início do fogo
Preso em flagrante suspeito de começar incêndio que destruiu barracas em festejo é solto pela Justiça
Reprodução
Uma câmera de segurança registrou o momento em que o homem, identificado como Marcos Henrique Rodrigues de Sousa, de 33 anos, ateou fogo à palha de cobertura das barracas, iniciando o incêndio (no início da reportagem).
O vídeo (veja acima) mostra o acendendo fósforos e jogando algum material já em chamas na cobertura de palha. Depois que o fogo começa, ele caminha disfarçadamente e deixa o local. Imediatamente é possível ver a fumaça.
Ele foi preso horas após o ocorrido e não se sabe ainda o que motivou o crime. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Incêndio durante festejos
O incêndio destruiu dezenas de barracas dos festejos de Nossa Senhora do Livramento, na cidade de José de Freitas na tarde desta sexta-feira (9). O fogo foi combatido por moradores e pela Guarda Municipal da cidade, com ajuda de um carro-pipa, e havia sido controlado por volta das 18h.
Incêndio destrói barracas de festejos em José de Freitas (PI)
Segundo pessoas que estavam no local ouvidas pelo g1, cerca de 15 barracas foram destruídas. O fogo começou por volta das 17h30.
As barracas tinham cobertura de palha, que é inflamável. Depois do início do fogo, equipamentos elétricos entraram em curto-circuito e botijões de gás explodiram, contribuindo para o incêndio.
Eduardo Ribeiro, morador de José de Freitas, estava em uma das barracas quando o incêndio começou. Ele contou que a população correu para afastar os equipamentos e objetos que poderiam alimentar o fogo.
Incêndio destrói barracas de festejos de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, no Piauí
JFnaRua
“Eu estava com amigos na barraca quando ouvimos as pessoas gritando, alarmando que era fogo. Começamos a tirar tudo, botijão de gás, ventilador, mesa de som, mesas, cadeiras. Para mim foi aterrorizante ver tudo sendo destruído, fiações em curto-circuito. Minha principal preocupação foi retirar logo o botijão de gás e tudo o que podia evitar que o fogo se propagasse mais”, contou Eduardo Ribeiro, auxiliar administrativo da Secretaria de Educação do município.
Os festejos começaram no dia 5 de agosto e se estenderiam até o dia 15. Ainda não há decisão sobre a continuidade dos eventos. Na noite desta sexta-feira (9) a novena que estava programada foi realizada normalmente.
O padre Francisco José, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, as orações durante a novena foram direcionadas às famílias que sofreram prejuízos com a tragédia.
“Hoje à tarde nós fomos surpreendidos por uma ocorrência nunca acontecida em nosso festejo. É uma fatalidade e nós agradecemos a Deus por nenhuma vida humana ter recebido a morte. Os prejuízos são só materiais”, comentou o padre Francisco José.
Em 2024, outros dois incêndios destruíram barracas em festejos, em Campo Maior e Alagoinha do Piauí:
Incêndio destrói barracas de palha no Festejo de Santo Antônio, em Campo Maior
Imagem aérea mostra início de incêndio em Campo Maior
Incêndio destrói barracas de festejo em Alagoinha do Piauí
Incêndio destrói barracas de festejos de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, no Piauí
JFnaRua
Incêndio destrói barracas de festejos de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, no Piauí
Reprodução
Incêndio destrói barracas de festejos de Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, no Piauí
Reprodução
Incêndio destrói barracas de festejo em José de Freitas, no Piauí
Reprodução
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.