Pela primeira vez, uma mulher avança para segundo turno

Pela primeira vez, uma mulher avança para segundo turno

Pela primeira vez na história, Curitiba pode ter uma mulher à frente do Executivo. Este é o cenário desenhado para o segundo turno das eleições municipais, com a disputa entre a candidata Cristina Graeml, do PMB, e o atual vice-prefeito Eduardo Pimentel, do PSD. Os dois candidatos tiveram 21 mil votos de diferença no pleito deste domingo (06), com Pimentel em primeiro lugar, com 33,5% dos votos e Graeml em segundo, com 31,1%.

Em coletiva de imprensa após o resultado, a candidata afirmou não estar surpresa com o avanço para o segundo turno.

Inicialmente, não se sabia se Cristina Graeml iria concorrer ou não ao pleito. Isso porque uma decisão da Executiva Nacional do PMB dissolveu a Executiva Municipal, no entanto, a candidatura dela foi aceita pelos tribunais eleitorais. O Partido da Mulher Brasileira, legenda de Graeml, teve 80% de candidatos homens para as prefeituras do país.

De acordo com dados do Supremo Tribunal Federal, ela foi uma das 14 mulheres candidatas.

Algumas das propostas do plano de governo da candidata são: implementar educação financeira e empreendedorismo nas escolas desde o ensino infantil, reformar e construir novas unidades de saúde, a construção do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), entre outros. Ela afirmou que vai participar dos debates do segundo turno.

O atual vice-prefeito Eduardo Pimentel também comemorou a chegada ao segundo turno.

Na reta final da campanha, a equipe do vice-prefeito ainda divulgou um vídeo de Pimentel, ao lado de Ratinho e do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL. Na véspera do primeiro turno, Cristina divulgou uma vídeo-chamada feita com o ex-presidente. Na gravação, Bolsonaro defende as qualidades da candidata, mas expõe que não poderia pedir voto para ela, diante do acordo do PL com Pimentel, que levou Paulo Martins à candidatura para vice-prefeito da capital.

Algumas das propostas do candidato são: construir novas unidades educacionais e abrir nove mil vagas por meio de parcerias público-privadas, criar oito novas unidades de saúde, entre UPAs e UBS, além do foco em tarifas acessíveis no novo edital de concessão do transporte público, entre outros.

O segundo turno acontece no dia 27 de outubro.

Reportagem: Larissa Biscaia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.