Rita Lee e Roberto de Carvalho vencem edição especial do Prêmio UBC

A cantora Rita Lee e seu marido, o músico e compositor Roberto de Carvalho, foram declarados como vencedores da oitava edição do Prêmio UBC, entregue pela União Brasileira de Compositores. O casal será homenageado no Teatro B32, localizada na zona oeste de São Paulo, no dia 4 de dezembro.

Essa será a primeira vez que a honraria será destinada a dois artistas de uma vez. Nomes como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan e Caetano Veloso também já tiveram suas composições celebradas na premiação, que foi criada em 2017.

Uma dupla rara de compositores cujo trabalho conjunto faz parte da vida de todos os brasileiros e influencia o rock e a MPB de maneira definitiva e particular. É uma honra para a UBC, sua Diretoria e mais de 70 mil titulares de todo o Brasil anunciar esta justa homenagem”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.

Tradicionalmente realizado na Casa UBC, sede da entidade localizada no Rio de Janeiro, o Prêmio UBC acontecerá pela primeira vez em São Paulo, cidade onde Rita Lee viveu com seu parceiro. A cerimônia terá direção artística de Beto Lee, filho do casal, e contará com a presença da banda da cantora. O show em formato de homenagem também será uma surpresa para Roberto de Carvalho e trará ao vivo versões dos principais clássicos do casal.

Rita e Roberto compuseram alguns dos principais sucessos da música nacional, como “Mania de Você”, “Flagra”, “Lança Perfume”, “Chega Mais”, “Cor de Rosa Choque” e “Desculpe o Auê”. Juntos, os dois lançaram cinco álbuns: “Rita Lee e Roberto de Carvalho”(1982), “Bombom” (1983), “Rita e Roberto” (1985), “Flerte Fatal”(1987) e “Rita Lee & Roberto de Carvalho – Perto do Fogo”(1990).

“O legado destes inspirados e inspiradores arquitetos da música brasileira é dos mais preciosos e será uma honra para nós da UBC celebrá-los. Este ano, excepcionalmente, mas com imensa alegria, pela primeira vez, o Prêmio UBC acontecerá em São Paulo. O coração já bate forte, pois o nosso respeito, amor e admiração Rita e Roberto é imenso e imensurável. Viva Rita e Roberto, para sempre!”, destaca a cantora Paula Lima, presidente da UBC.

Rita Lee e Roberto de Carvalho viveram juntos por 47 anos, de 1976 até a morte da cantora, em maio de 2023. A voz de “Ovelha Negra” e “Amor e Sexo” morreu aos 75 anos enquanto tratava um câncer de pulmão.

Confira imagens da carreira de Rita Lee

Veja também: A despedida de Rita Lee, a Rainha Brasileira do Rock

Rita Lee deixou música inédita para Maria Bethânia antes de morrer

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rita Lee e Roberto de Carvalho vencem edição especial do Prêmio UBC no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.