Sobrinho de Collor usa nome do tio, mas não é eleito em Maceió

A união das famílias Collor e Lyra não foi suficiente para garantir a vitória de Fernando Affonso Lyra Collor de Mello (PSB) na disputa por uma vaga de vereador em Maceió (AL). No domingo (6), o candidato recebeu apenas 569 votos e acabou como suplente.

Em busca de apoio, Fernando usou as redes sociais para exaltar a figura política do tio, Fernando Collor, reforçando a conexão familiar em sua campanha.

Sobrinho do ex-presidente, atualmente Fernando se apresenta nas redes sociais apenas como Fernando Collor. Além do nome, a comunicação visual de sua candidatura traz o verde e amarelo, cores que marcaram a campanha do tio, e incluiu também a imagem do próprio. Nos santinhos, os dois aparecem lado a lado.

Essa não foi a primeira vez que Fernando Affonso Lyra Collor de Mello se aventurou na política. Há 12 anos, ele se apresentava como Fernando Lyra e tentou se eleger vice-prefeito de Atalaia (AL) pelo PSD. Na ocasião, o tio Collor não teve destaque.

Divergências nas famílias

A campanha chamou atenção nas redes sociais porque Fernando Affonso Lyra Collor de Mello é filho de Pedro Collor, que denunciou o escândalo que levou ao impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Pedro faleceu em 1994, vítima de um tumor no cérebro.

Fernando também é filho de Thereza Collor, ex-esposa de Pedro, conhecida como ‘musa do impeachment’. Ela esteve envolvida na campanha do filho.

Com todos reunidos, a candidatura ganhou destaque com a participação do ex-presidente Fernando Collor no “arrastão do Collor” na periferia de Maceió, onde ele se juntou à Thereza, viúva de Pedro para pedir votos ao candidato da família.

Além de exaltar a figura de Collor, o candidato também destacou a imagem de seu avô, João Lyra, pai de Thereza, que faleceu em 2021.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sobrinho de Collor usa nome do tio, mas não é eleito em Maceió no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.