Marcopolo se destaca na Lat.Bus 2024 com ônibus elétrico e micro-ônibus híbrido


A companhia segue a tendência global de descarbonização de transporte, produzindo O Attivi Integral é 100% elétrico e traz uma inédita e inovadora configuração interna
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A descarbonização do transporte tem papel fundamental no combate ao aquecimento global, cada vez mais latente como provam as mudanças climáticas que o mundo vem vivendo. Em 2022, dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) dão conta de que foram emitidas quase 210 milhões de toneladas de gás carbônico. O Brasil assumiu o compromisso de aumentar suas metas de redução de emissões em 48% até o ano que vem e em 53% até 2030.
O Attack 9 Híbrido traz as vantagens e os benefícios de um micro-ônibus convencional
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A Marcopolo segue a tendência global de descarbonização de transporte, contribuindo com dois novos veículos, um 100% elétrico e outro híbrido (elétrico/etanol). A companhia apresentou os dois modelos junto a outros sete das marcas Marcopolo e Volare durante a Lat.bus, o maior evento da indústria do ônibus na América Latina realizado em agosto, em São Paulo.
Aliás, segundo Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais do mercado interno e marketing da Marcopolo, a resposta do mercado às novas tecnologias apresentadas foi “excelente” pelo “ineditismo e vanguarda”. “Muitos operadores de transporte e entidades de governo demonstraram grande interesse nos veículos 100% elétricos e no híbrido elétrico a etanol, desejando ter o produto disponível no mercado o quanto antes”, conta.
O executivo lembra que em 2024 a Marcopolo está completando 75 anos e se consolida na posição de protagonista no desenvolvimento de soluções em mobilidade. “Nosso objetivo é desenvolver cada vez mais produtos e soluções que promovam a descarbonização do transporte e que, ao mesmo tempo, sejam avançadas tecnologicamente, contribuindo para a mobilidade nacional e internacional”.
Modelo elétrico
As poltronas do Attivi Integral têm um novo acabamento, apoio de cabeça e novo design e padronagem
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O ônibus urbano Attivi Integral 100% elétrico traz uma inédita e inovadora configuração interna, oferecendo mais conforto, segurança e praticidade. A Marcopolo aumentou o padrão de acabamento. O veículo tem um novo painel em PU (sem fibra de vidro), fazendo uso de mais materiais recicláveis, como o alumínio, e dando mais ergonomia ao motorista.
Se comparado ao modelo apresentado na edição anterior da feira, este novo Attivi Integral traz atualizações e upgrades em softwares, na calibração do sistema de gerenciamento de energia, no sistema de refrigeração que consomem menos energia e promovem maior eficiência.
A capacidade é de 89 passageiros, entre sentados e em pé.
Os passageiros vão perceber o conforto no novo acabamento das poltronas, que ganham apoio de cabeça, novo design e padronagem. Cadeirantes contam com rampa de acesso.
Os passageiros que forem utilizar este ônibus poderão carregar o celular no salão do veículo, que conta com tomadas.
Cem por centro elétrico, tem tempo de carregamento de até quatro horas e autonomia de até 250 quilômetros.
É equipado com suspensão Full Air, sistema de supressão de incêndio, espelhos retrovisores com câmeras dos lados direito e esquerdo, farol de neblina dianteiro.
Modelo híbrido
A autonomia do Attack 9 Híbrido chega a 45
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O Attack 9 Híbrido foi uma das grandes novidades apresentadas pela Volare na Lat.Bus 2024. Trata-se do primeiro micro-ônibus híbrido (elétrico/etanol) produzido em território nacional, com tecnologia nacional. Sua comercialização está prevista a partir de 2026.
Para desenvolver o modelo híbrido, a Volare contou com apoio de duas grandes parceiras, uma líder mundial em soluções híbridas e motores de combustão de baixas emissões, e outra multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos.
O Attack 9 Híbrido traz as vantagens e os benefícios de um micro-ônibus convencional, movido a diesel, e de um veículo 100% elétrico.
O motor etanol gera a energia para o motor elétrico. Além de o ecossistema ser neutro no ciclo do gás carbônico, permite a obtenção de créditos de carbono.
A autonomia chega a 450km. Para oferecer maior capacidade de transporte de pessoas, três packs de baterias ocupam menos volume e armazenam 122kWh.
Números
Hoje a Marcopolo possui mais de 700 ônibus elétricos e híbridos em circulação, algumas são soluções próprias enquanto outros foram produzidas junto com parceiros.
“Além dos elétricos, ônibus movidos a hidrogênio, como o Audace Fuel Cell apresentado na Busworld 2023 na Bélgica, ou a biometano são algumas das novas fontes de energia estudadas e testadas nos últimos tempos pela companhia. Programas e incentivos públicos são fundamentais para que cada vez mais essas tecnologias se desenvolvam”, finaliza Portolan.
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