Patrimônios históricos e culturais de MS são eternizados em nova edição de trilogia com quase 3 mil fotos


Em forma de livro de mesa, para a nova edição o professor e pesquisador, Rubens Costa Marques, analisou documentos históricos dos prédios, fotos e visitou 10 cidades do estado. Livro eterniza os patrimônios históricos e culturais de Mato Grosso do Sul
Instituto Casa e Memória
Para contar a história de Mato Grosso do Sul e eternizar os patrimônios históricos e culturais do estado, o professor e pesquisador Rubens Costa Marques lança ainda em agosto a última edição da “Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense”. Veja abaixo algumas imagens.
Pioneiro no estudo da arquitetura do oeste brasileiro, Rubens se dedica ao tema há quase 30 anos. Em 2001, lançou a primeira edição da Trilogia. A segunda edição foi lançada em 2007, com pesquisas atualizadas.
O terceiro livro documento, em forma de livro de mesa, contém 400 páginas e quase 3.000 fotografias e imagens. A obra é um detalhado estudo sobre os prédios históricos do estado com análise comparativa de dados. Na nova edição, o leitor tem acesso a um detalhado registro sobre a arquitetura sacra, militar, institucional e civil, como a arte dos vitrais das igrejas, de fortalezas, de antigos comércios e residências das cidades de Ladário, Corumbá, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bela Vista, Porto Murtinho, Nioaque e Campo Grande.
Ao concluir esta edição, o pesquisador pondera sobre a conservação temporal dos monumentos em Mato Grosso do Sul, já que durante as visitas encontrou em algumas cidades prédios em ruínas, muitas demolições e descaracterizações do patrimônio.
“Continua a perder parte do patrimônio histórico e cultural arquitetônico, pela falta de manutenção, preservação e aplicação do tombamento desse patrimônio”, finaliza.
Serviço
Lançamento: 20 de agosto
Horário: 19h30
Local: Plataforma Cultural, Av. Calógeras, 3015 – Centro.
Fotos
Destaques do livro
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.