Mãe de Whitney Houston morre aos 91 anos

Cantora e mãe da artista Whitney Houston, Cissy Houston morreu nesta segunda-feira (7), aos 91 anos. A informação foi obtida por Gwendolyn Quinn, representante do The Estate of Whitney E. Houston.

De acordo com uma declaração, a cantora estava cercada pela família no momento da morte. Ela passava por um tratamento para doença de Alzheimer.

“Nossos corações estão cheios de dor e tristeza. Perdemos a matriarca da nossa família”, disse sua nora Pat Houston. “Madre Cissy tem sido uma figura forte e imponente em nossas vidas. Uma mulher de profunda fé e convicção, que se importava muito com a família, o ministério e a comunidade. Sua carreira de mais de sete décadas na música e no entretenimento permanecerá na vanguarda de nossos corações.”

“Suas contribuições para a música e cultura populares são inigualáveis”, acrescentou Pat.

Nascida Emily Drinkard, Cissy Houston era a mais nova dos oito filhos dos falecidos Nitcholas e Delia Mae Drinkard, de acordo com uma biografia fornecida pela família.

Houston foi educada no sistema escolar público de Newark, Estados Unidos, e frequentou a Igreja Batista New Hope, onde mais tarde se tornou Ministra de Música Sacra.

Em 1938, quando tinha cinco anos, Houston começou sua carreira como cantora, quando se juntou à irmã Anne e aos irmãos Larry e Nicky no grupo gospel The Drinkard Four.

Mais tarde, suas irmãs Lee e Marie se juntaram ao grupo, que foi renomeado The Drinkard Singers. Anne Drinkard deixou o grupo e foi substituída pela filha adotiva de Lee, Judy Clay.

Ao longo da vida do grupo, os membros incluíam as futuras estrelas Dee Dee Warwick e Dionne Warwick, sobrinhas de Houston.

Eles se apresentaram no Carnegie Hall e no Newport Jazz Festival em Newport, Rhode Island em 1957 e gravaram seu primeiro álbum gospel ao vivo, “A Joyful Noise”, no Webster Hall em Nova York. Foi lançado em 1959 pela RCA Records, marcando uma das primeiras vezes que um grupo gospel lançou um álbum por uma grande gravadora.

Em 1963, com os membros restantes do The Drinkard Sisters, Cissy Houston formou a formação original do The Sweet Inspirations, que forneceu vocais de apoio para vários artistas ao longo dos anos 60, incluindo Aretha Franklin, Dusty Springfield, Esther Phillips, Lou Rawls, Otis Redding, Solomon Burke, The Drifters e Wilson Pickett.

Ela lançou seu primeiro LP solo, “Presenting Cissy Houston”, em 1969.

Artista vencedora de dois prêmios Grammy, Houston teve uma carreira de sucesso como artista solo e performática, gravando dez álbuns solo, quatro álbuns de coletâneas e cinco gravações colaborativas.

Como vocalista de apoio de primeira linha, ela gravou e se apresentou com uma grande variedade de artistas de vários gêneros, incluindo Franklin, Bette Midler, Beyoncé, Burt Bacharach, Carly Simon, Chaka Khan, David Bowie, Elvis Presley, Jimi Hendrix e sua falecida filha Whitney Houston, entre muitos outros.

Whitney Houston morreu em 2012, aos 48 anos.

Cissy Houston escreveu um livro de memórias em 2013 chamado “Remember Whitney: My Story of Love, Loss, and the Night the Music Stopped”. Durante uma aparição no “The View” naquele mesmo ano, Houston disse que escreveu o livro “para que todos soubessem que ela não era nada do que eles pensavam que ela era”.

Ela continuou dizendo que sua filha “era uma criança maravilhosa, generosa e amorosa”.

Cissy Houston também foi mãe dos filhos Gary e Michael e avó de vários netos, de acordo também com sua biografia. Sua neta Bobbie Kristina Brown morreu três anos depois de sua mãe Whitney, aos 22 anos.

“Somos abençoados e gratos por Deus ter permitido que ela passasse tantos anos conosco e somos gratos por todas as muitas lições de vida valiosas que ela nos ensinou”, acrescentou a declaração de Pat Houston sobre Cissy Houston. “Que ela descanse em paz, ao lado de sua filha, Whitney, e neta Bobbi Kristina e outros queridos membros da família.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mãe de Whitney Houston morre aos 91 anos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.