Ser produtivo é saber gerenciar o tempo da melhor forma

Ser produtivo é saber gerenciar o tempo da melhor forma

A produtividade é um fator essencial para o sucesso de qualquer negócio, pois impacta diretamente na capacidade de competir. Afinal de contas, em um mercado cada vez mais competitivo, saber exatamente o que se quer alcançar e como monitorar esse progresso faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Portanto, as empresas que desejam crescer e se destacar têm como obrigação definir metas de produtividade. Agora, antes de mais nada, não se deve confundir produção, que é o simples ato de produzir algo, com produtividade, que é o aumento da produção. Ou seja, ser produtivo é ter controle da gestão do tempo para otimizar a realização das tarefas da rotina de trabalho e ainda entregar mais com menos esforço.
Isso significa ter a capacidade de criar um bom planejamento para realizar o maior número de atividades, em menor tempo e com menos recursos, respeitando e até antecipando prazos.
Outro ponto importante que deve ser observado pelos empresários, é que produtividade não é trabalhar sem parar e extrapolar a carga horária. Pelo contrário, é saber gerenciar o tempo da melhor forma.
Mas, como cada negócio deve estabelecer suas metas de produtividade? No comércio, por exemplo, é comum as empresas estabelecerem metas de vendas para os vendedores. Assim, eles sabem exatamente o resultado que devem entregar e o lojista pode analisar a produtividade a partir do atingimento ou não desse objetivo. Já em uma oficina mecânica, também é possível fazer algo parecido.
Se chegam, em média, 50 carros por semana para o conserto, a empresa pode, por exemplo, distribuir esse volume de trabalho de forma justa entre os mecânicos e estipular como meta que cada um deles entregue 80% desse trabalho no período. Acontece que nem todos os consertos exigirão o mesmo esforço, mas essa conta pode ser usada como base e adaptada para a realidade de cada oficina.
Finalmente, incentivar a equipe com premiações e outros tipos de reconhecimento é uma ótima estratégia para aumentar a produtividade. Recompensas como bônus financeiros ou dias de folga extras são sempre bem-vindas. Também os reconhecimentos não monetários, como elogios públicos, certificados de desempenho ou oportunidades de desenvolvimento profissional apresentam grande eficácia. As premiações devem ser alinhadas com as metas de produtividade e distribuídas de forma justa e transparente.

Ouça a coluna desta terça-feira (8):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.