Com baixo volume de chuva, Limeira inicia uso de reserva de água da Represa Salto do Lobo como medida preventiva


Cidade ainda não enfrenta problemas de abastecimento. Ação busca auxiliar a captação de água bruta deve ser mantida até que níveis do Rio Jaguari e do Ribeirão Pinhal aumentem. Limeira começa a usar água de represa reserva para enfrentar período de estiagem
O baixo volume de chuvas em 2024 têm causado redução nos níveis do Rio Jaguari e o Ribeirão Pinhal, responsáveis pelo abastecimento de água em Limeira (SP). Como medida preventiva para auxiliar na captação bruta de água, a concessionária responsável BRK deu início, na última quinta-feira (3), ao uso da reserva estratégica da cidade, a Represa Salto do Lobo.
Apesar da medida adotada, a cidade ainda não está passando por problemas de abastecimento. A atenção se deve ao cenário atual, já que Limeira registra 47% menos chuvas do que em 2023 e está 32% abaixo da média histórica apurada desde 2013.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Essa falta de chuvas faz com que haja baixa no nível de vazão do Rio Jaguari e da capacidade operacional do Ribeirão Pinhal. Por isso, a concessionária resolveu adotar a medida preventiva, que funciona “enchendo” o ribeirão.
A medida já foi tomada anteriormente, nos anos de 2021 e 2022.
Represa Salto do Lobo, em Limeira
BRK Limeira
Antes do início do uso da reserva da Represa Salto do Lobo, o Ribeirão Pinhal atuava com 62% de capacidade operacional, sendo 60% o mínimo necessário para operar. O Rio Jaguari funcionava com 2 metros cúbicos por segundo, com o mínimo preciso para operação sendo 1 metro cúbico por segundo.
A BRK garante que a ação vai ajudar durante o período de estiagem que a cidade tem passado.
Represa Salto do Lobo, em Limeira
BRK Limeira
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.