Candidatos à prefeitura apoiados por governador de Roraima vencem em 13 de 15 municípios


Dos 13 candidatos eleitos, sete são do Progressistas, partido do governador, e seis são do Republicanos, do vice. Antonio Denarium não teve candidato vitorioso na capital Boa Vista e em Uiramutã, município mais indígena do país. Candidatos apoiados por governador de Roraima e vice-governador vencem em 13 de 15 municípios.
Reprodução/Instagram
Treze dos 15 prefeitos eleitos em Roraima no primeiro turno das Eleições 2024 são apoiados pelo governador Antonio Denarium (PP) e pelo vice-governador Edilson Damião (Republicanos). Eles só não tiveram candidatos vitoriosos na capital Boa Vista e em Uiramutã, cidade mais ao Norte.
Tudo sobre as Eleições 2024 em Roraima
Dos 13 candidatos eleitos, sete são do Progressistas, partido do governador, e seis do Republicanos, partido do vice-governador (veja a distribuição no mapa mais abaixo). Os eleitos com apoio de Denarium e Edilson foram 👇:
Alto Alegre: Wagner Nunes, do Republicanos
Amajari: Núbia Lima, do Progressistas
Bonfim: Romualdo Feitosa, do Republicanos
Cantá: André Castro, do Progressistas
Caracaraí: Diane Coelho, do Progressistas
Caroebe: Osmar Filho, do Republicanos
Iracema: Marlene Saraiva, do Republicanos
Mucajaí: Chiquinho Rufino, do Republicanos
Normandia: Dr Raposo, do Progressistas
Pacaraima: Walderi D’avila, do Progressistas
Rorainópolis: Pinto do Equador, do Republicanos
São Luiz: Chicão, do Progressistas
São João da Baliza: Luiza Maura, do Progressistas
Em Iracema, município ao Sul do estado, onde o governador Denarium vota e tem fazenda, o apoio dele era para o candidato Edinho (PP), que perdeu a disputa. No entanto a candidata eleita na cidade, Marlene Saraiva, tinha apoio do vice-governador.
Em Roraima, o Progressistas é representado pelo senador Hiran Gonçalves e o Republicanos é presidido pelo senador Mecias de Jesus. Nesse domingo (6), eles ainda elegeram nove vice-prefeitos, três do PP e seis do Republicanos.
Já na capital Boa Vista, a candidata do governador, Catarina Guerra (União) foi derrotada pelo candidato à reeleição Arthur Henrique, do MDB. Ele venceu a disputa com 133.180 votos (75,18%) — o triplo do que ela, que teve 40.410 votos (22,81%).
Em Uiramutã, a cidade mais indígena do Brasil, o candidato de Denarium, Professor Abraão (PDT) perdeu para o atual prefeito do município, Tuxaua Benísio (Rede). Benísio teve 4.214 votos (59,66%) e Abraão 2.849 (40,34%).
Durante a eleição, o governador fez campanha publicamente para os candidatos eleitos, principalmente nas redes sociais. Em setembro, o Ministério Público Eleitoral de Roraima (MPE-RR) recomendou que ele e o vice não interferissem nas eleições dos municípios de Pacaraima, Amajari e Uiramutã, todos no Norte de Roraima, sob pena de serem enquadrados no crime de improbidade administrativa e abuso de poder econômico e político.
Nessa segunda-feira (7), por meio do Instagram, Denarium parabenizou todos os prefeitos eleitos pelos partidos aliados e afirmou que eles podem contar com apoio dele em suas gestões.
“Parabéns aos nossos prefeitos eleitos no estado de Roraima pelos partidos Progressistas e Republicanos! Fizemos história elegendo 13 dos 15 prefeitos de Roraima! O nosso grupo cresceu e está ainda mais forte! Junto com os senadores Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus, vamos trabalhar para que Roraima fique CADA DIA MELHOR!”, disse Denarium na publicação.

LEIA TAMBÉM:
Veja quem são os vereadores eleitos nas 14 cidades do interior de Roraima
Veja quem são os 23 vereadores eleitos em Boa Vista
Na última eleição, realizada em 2020, a composição dos prefeitos de Roraima ficou dividida em cinco partidos políticos. Apenas um dos eleitos fazia parte do partido de Antonio Denarium, à época do Partido Liberal (PL).
Naquela disputa, o Solidariedade ficou no topo, com quatro eleitos. Na sequência apareciam o MDB e o Republicanos, ambos com três, e o PSD, que emplacou dois candidatos. O PP e o Rede só elegeram um.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.