É #FAKE entrevista com Haddad sobre criptomoedas em site que imita portal da GLOBO


Não é verdade que ministro da Fazenda esteja sendo processado pelo ‘Banco Nacional do Brasil’, instituição que sequer existe É #FAKE entrevista com Haddad sobre criptomoedas em site que imita portal da GLOBO
Reprodução
Circula nas redes sociais uma entrevista em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, supostamente divulga o uso de uma plataforma de inteligência artificial para investir em criptomoedas. É #FAKE.

g1
Além disso, o conteúdo falso afirma que Haddad está sendo processado pelo “Banco Nacional do Brasil” por ameaçar a segurança financeira do país. Essas informações falsas foram publicadas em um site que simula uma página da Globo.com e usa imagem real de quando o ministro deu uma entrevista à CNN Brasil, em março.
O site que simula o portal de notícias Globo.com publicou um texto falso que afirma que o ministro estaria ameaçando a segurança financeira nacional e teria sido processado pelo “Banco Nacional do Brasil”, após divulgar o uso de uma plataforma de inteligência artificial para investir em moeda digital.
O site investigado exibia o título: “Por que as palavras de Fernando Haddad ameaçam a segurança financeira de todo o Brasil? Ele foi processado pelo Banco Nacional do Brasil por causa dessas palavras!”. No entanto, como mostra a lista de instituições habilitadas a operar no mercado de câmbio do Banco do Brasil, o “Banco Nacional do Brasil” não existe.
No texto com conteúdo falso, Haddad fala que está ganhando dinheiro de forma fácil em uma “plataforma que utiliza inteligência artificial para negociar criptomoedas”. Essa afirmação, porém, nunca foi dita. Na entrevista original, Haddad fala sobre meta fiscal, dívidas estaduais, Imposto de Renda e outros assuntos.
Ao GLOBO, o Ministério da Fazenda afirmou que “trata-se de um texto completamente falso”.
É #FAKE entrevista com Haddad sobre criptomoedas em site que imita portal da GLOBO
Reprodução
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.