Casos de feminicídio aumentaram 20% no Paraná

Casos de feminicídio aumentaram 20% no Paraná

Casos de feminicídio aumentaram 20% no Paraná, de janeiro a setembro deste ano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP). Neste ano foram registradas 70 ocorrências deste crime no estado. O município com maior número é Curitiba, com 7 casos. De acordo com a SESP, foram feitas em 2024 cerca de 20 mil fiscalizações de medidas preventivas de urgência. Mais de 1600 mulheres estão com o botão do pânico, que é o serviço disponibilizado para quem possui medidas protetivas. O secretário de segurança pública do estado, Hudson Leôncio Teixeira, afirma que o Paraná está trabalhando para evitar esses casos.

Já em relação ao número total de homicídios, o Paraná teve uma redução de 7,6%, em comparação com o ano passado. Entre homicídio doloso, de trânsito e feminicídio, foram 1260 casos. Este é o menor registro desde 2015. Neste ano, 44 municípios registraram mais de 5 homicídios.

LEIA MAIS

  • Acusado de matar ex-mulher em loja maçônica é condenado

A delegada da divisão de homicídios da Polícia Civil, Camila Ceconello, explica que a principal motivação dos homicídios é o tráfico de drogas.

Na capital, os bairros com altos números de homicídio, como CIC, Tatuquara e Sítio Cercado também registram maiores denúncias de tráfico de drogas. A delegada afirma que ações já estão sendo feitas para diminuir esses casos.

Ações da Operação Vida Cidade Segura estão sendo feitas no Paraná, para combater a criminalidade. 

Reportagem: Brenda Niewiorowski

Adicionar aos favoritos o Link permanente.