Horário de verão só será retomado se for ‘imprescindível’, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse na última terça-feira (8) que a decisão sobre a volta do horário de verão será tomada até semana que vem. Segundo Silveira, a mudança nos relógios só será implementada se for imprescindível.

“Não podemos passar dessa decisão na semana que vem. Novembro é o mês que mais precisa do horário de verão. Se tivermos que optar por essa política, que é uma política importante, temos que decretá-la até no máximo semana que vem, com período de 15 a 20 dias para ser implementada”, disse a jornalistas.

Alexandre Silveira disse que já conversou com todas as empresas aéreas e companhias de outros setores estratégicos sobre a possibilidade da volta do horário de verão. O ministro afirmou que aguarda o volume das chuvas previstas em outubro para decidir sobre a mudança nos relógios.

“Isso que eu estou fazendo é celeridade, equilíbrio e diálogo para que a gente só faça na imprescindibilidade”, disse.

“Se não for imprescindível, nós vamos esperar o período chuvoso. Se após o período chuvoso, os reservatórios estiverem restabelecidos a altura, a gente entra no ano que vem com maior tranquilidade. Senão, a gente já entra no ano que vem com previsibilidade para o horário de verão”, completou.

O ministro afirmou também que o fim do horário de verão em 2019 foi uma decisão tomada “irresponsavelmente”. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decretou o fim da política após estudos realizados pelo governo indicarem que a medida não estava gerando economia de energia significativa que justificasse a sua manutenção.

Silveira disse que iria participar na terça-feira (8) de uma reunião da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para debater o tema.

“Nós estamos tomando muito cuidado porque tem impactos na economia, em alguns setores, positivo, e em outros nem tanto. Não podemos simplesmente lançar mão de uma política que vai mexer literalmente na vida de todos os brasileiros, sem completa necessidade”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Horário de verão só será retomado se for ‘imprescindível’, diz ministro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.