Américo Martins: Furacão Milton via ser explorado tanto por Trump quanto por Kamala

O furacão Milton, uma poderosa tempestade de categoria 5, está se aproximando da costa da Flórida com ventos de aproximadamente 257 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Além dos danos materiais e riscos à população, o fenômeno natural pode ter um impacto significativo no cenário político americano, a menos de um mês das eleições presidenciais.

Américo Martins, analista sênior de assuntos internacionais, avalia que o furacão será explorado politicamente tanto por Donald Trump quanto por Kamala Harris. “Infelizmente esse é um assunto que pode sim ser muito explorado politicamente, porque qualquer assunto daqui até o dia 5 de novembro, quando vão se realizar as eleições dos Estados Unidos, vai ser explorado pelos dois candidatos, pelos eleitores, pelas campanhas”, afirma Martins.

 

Resposta das autoridades será crucial

O analista destaca que a forma como as autoridades responderão à destruição causada pelo furacão será determinante para a percepção dos eleitores. “Tudo vai depender, obviamente, da resposta dessas autoridades à destruição que o furacão pode causar. E que tipo de apoio essas autoridades vão oferecer às pessoas atingidas?”, questiona.

A situação coloca em evidência tanto o governo estadual da Flórida, liderado pelo republicano Ron DeSantis, quanto o governo federal do democrata Joe Biden. A vice-presidente Kamala Harris, candidata do partido democrata, também estará sob os holofotes durante a gestão da crise.

Martins lembra que eventos semelhantes no passado tiveram impactos significativos na política americana. “Um grande exemplo é o furacão Katrina, que destruiu Nova Orleans e deixou mais de mil mortos, causou muita destruição. E o governo federal, na época, liderado pelo republicano George W. Bush, foi muito lento na sua ajuda e na tentativa de recuperação da destruição que aconteceu naquela região”, relata.

O analista conclui que, dada a proximidade das eleições, é provável que o furacão Milton tenha um impacto considerável junto aos eleitores, especialmente se a destruição for muito grande. A forma como os candidatos e suas equipes lidarão com a situação poderá ser decisiva para o resultado das urnas em novembro.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Américo Martins: Furacão Milton via ser explorado tanto por Trump quanto por Kamala no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.