Sabor de Casa: aprenda a preparar pudim de tapioca


Receita que é destaque no Jornal da EPTV 1ª Edição desta quarta (9) é uma sugestão de sobremesa muito popular nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sabor de Casa ensina receita de sobremesa tradicional nas regiões Norte e Nordeste: pudim de tapioca
Eulampio Vianna Neto
Sobremesa muito popular no Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, o pudim de tapioca é destaque do “Sabor de Casa” desta quarta-feira (9), que vai ao ar no Jornal da EPTV 1ª Edição. Veja os ingredientes e como prepará-lo 🍮.
O pudim de tapioca tem textura cremosa e ao mesmo tempo granulada, já que é feito com tapioca granulada, que ao ser hidratada com leite e outros ingredientes, forma uma base macia e saborosa.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Vale lembrar que a tapioca foi desenvolvida pelos índios tupis-guaranis, que após a colonização portuguesa se popularizou e se misturou às tradições culinárias trazidas pelos europeus e africanos.
Foi dessa rica combinação de influências que surgiu a receita do pudim de tapioca. Um doce que é, ao mesmo tempo, simples e cheio de sabor, adaptado ao paladar e aos ingredientes locais.
Também é importante ressaltar que a popularização do pudim de tapioca em outras regiões do Brasil trouxe adaptações. Em algumas versões, o leite de coco é substituído por creme de leite, ou a receita leva queijo coalho, oferecendo um toque salgado ao doce.
Além disso, tapioca é um ingrediente naturalmente sem glúten, o que faz do pudim de tapioca uma excelente opção para quem segue dietas sem essa proteína.
Pudim de tapioca 🍮
✍🏻 Ingredientes
700g de tapioca granulada
800 ml de leite
200ml de leite de coco
2 xícaras de coco ralado (fresco ou seco)
2 latas de leite condensado
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
🤔 Como fazer?
Em uma tigela, misture a tapioca com o leite, o leite de coco, o leite condensado, o coco ralado e misture bem.
Despeje a massa em uma forma untada com manteiga, cubra com um plástico filme de deixe descansar por no mínimo 4 horas.
Na hora de servir, aqueça as laterais da forma no fogo, assim fica bem mais fácil na hora de desenformar.
Dica: Para receita ficar mais molhadinha, coloque uma calda de leite condensado na hora de servir.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.