Operação da PF investiga morte de caratinguense durante travessia da fronteira dos EUA com o México


Márcia Cristina Dutra, de 36 anos, tinha asma e passou mal durante o trajeto no dia 20 de julho passado. PF faz operação em Governador Valadares
Redes sociais
A Polícia Federal faz, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Caronte, em combate à emigração ilegal para os Estados Unidos. Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Governador Valadares e um mandado de busca e apreensão em Piedade de Caratinga.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
O objetivo é esclarecer o envolvimento de integrantes de um grupo com a emigração ilegal de uma mineira que morreu após a travessia da fronteira do México com os EUA, em julho do ano passado. (Relembre o caso abaixo)
Segundo a PF, investigações apontaram que a brasileira se sentiu mal antes de chegar nas proximidades da fronteira norte-americana e foi desencorajada a procurar atendimento médico pelas pessoas envolvidas em sua migração ilegal, e acabou morrendo em San Diego, na Califórnia.
LEIA TAMBÉM
Mineira morre após atravessar ilegalmente a fronteira entre México e EUA
‘Passou mal após fugir de policiais’, afirma homem que diz ter atravessado fronteira dos EUA ilegalmente com brasileira que morreu
Corpo de mineira que morreu durante travessia ilegal para os EUA chega ao Brasil
“As buscas realizadas hoje visam identificar os integrantes do grupo que promoveu a migração ilegal da brasileira e verificar se existem evidências de que houve omissão de socorro na morte dela, o que pode ensejar em indiciamento dos envolvidos por homicídio”, disse a PF.
A PF informou ainda que, a pena para quem promove a migração ilegal varia de 2 a 5 anos de reclusão e multa.
Relembre o caso
Mineira morre após atravessar ilegalmente a fronteira entre México e EUA
Arquivo pessoal
Márcia Cristina Dutra, de 36 anos, morreu após atravessar ilegalmente a fronteira entre o México e os Estados Unidos, no dia 20 de julho passado. Ela tinha asma e passou mal durante a viagem.
O corpo da imigrante, que era de Caratinga, foi encontrado por socorristas da Califórnia.
Na época, familiares informaram que pessoas que atravessaram a fronteira com Márcia disseram aos socorristas norte-americanos que ela passou mal e não conseguiu seguir viagem.
A família explicou que Márcia não sabia da existência das longas caminhadas durante o trajeto para cruzar a fronteira.
Segundo o Consulado do Brasil nos Estados Unidos, Márcia parou no meio do caminho, sentou-se e desmaiou, não acordando mais.
A vítima, segundo a família, começou a planejar a viagem cerca de oito meses antes e chegou a ser convencida pelos parentes a desistir. No entanto, ela retomou o sonho de ir para o exterior depois que o namorado foi para os EUA.
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.