
A sustentabilidade está em alta no mundo dos negócios. E isso fica evidente nos resultados de pesquisas que apontam que 95% dos consumidores preferem comprar de marcas que possuem práticas sustentáveis. Já 64% afirmam que deixaram de consumir de empresas que não praticam o empreendedorismo sustentável.
Esses números são uma prova que incluir boas práticas na gestão, nos processos, e no uso de matéria-prima é uma forma de conquistar clientes conscientes e também uma estratégia comercial inteligente. Por isso, as empresas sustentáveis também acabam sendo mais rentáveis financeiramente.
Mas de que forma os empreendedores podem tornar suas empresas sustentáveis? O primeiro passo para unir empreendedorismo e sustentabilidade é definir uma missão para o negócio. Isso significa apresentar para o público, investidores, parceiros e concorrentes a razão da marca ser sustentável. Ou seja, o que ela faz pelo meio ambiente, utilizando de forma eficiente água e energia, e adotando processos produtivos ecoeficientes.
Outro item importante é gerir de forma correta os resíduos gerados pela empresa e reduzir as emissões de carbono. Também não se pode esquecer de criar transparência em relação aos processos de fabricação dos produtos e trabalhar com fornecedores que tenham certificações ambientais.
Por fim, todos os colaboradores devem estar engajados nas práticas sustentáveis, apresentando ideias e inovações que impactem os resultados da empresa.