Rota do furacão Milton é rara e deve atingir cidades extremamente povoadas, diz climatologista

O furacão Milton, que se aproxima da Flórida, apresenta características únicas que o tornam uma ameaça significativa para a região, conforme alerta o climatologista Marcel Ligabô, especializado em furacões.

Ligabô, que está na Flórida para estudar o olho do furacão, destaca que o Milton está perdendo intensidade e provavelmente chegará como categoria 3. No entanto, o que torna esta tempestade particularmente perigosa não é sua força, mas sim sua trajetória incomum.

 

 

 

Rota incomum

Ao contrário da maioria dos furacões que costumam margear a costa oeste da Flórida, o Milton está se aproximando de oeste para leste, em uma rota perpendicular à península. Ligabô explica que a rota que o furacão está fazendo é rara e foi registrada pela última vez em 1848.

Essa trajetória coloca o furacão em rota de colisão com áreas densamente povoadas, aumentando significativamente o risco de danos e impactos à população. O climatologista ressalta que o cenário de desastre é alto não pela intensidade do furacão, mas pela região que será afetada.

O climatologista enfatiza que o maior perigo associado ao furacão Milton não é o vento, mas sim a água. “95% dos danos e perdas de vida causados por furacão vêm pela força da água”, afirma o especialista. Ele argumenta que a classificação de furacões deveria ser revisada para refletir melhor esta realidade.

Na costa onde Ligabô se dirige, o cenário é descrito como ‘catastrófico’, com previsões de que a elevação do nível do mar possa ultrapassar 5 metros momentaneamente. Esta situação é particularmente alarmante para uma região propensa a alagamentos.

As autoridades e moradores da Flórida estão em alerta máximo, preparando-se para enfrentar não apenas ventos fortes, mas principalmente o risco de inundações severas e prolongadas. A combinação de uma rota incomum com áreas densamente povoadas faz do furacão Milton um evento meteorológico que merece atenção redobrada e medidas de precaução extraordinárias.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rota do furacão Milton é rara e deve atingir cidades extremamente povoadas, diz climatologista no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.