Pedidos de recuperação judicial crescem 71% no 1º semestre

Pedidos de recuperação judicial crescem 71% no 1º semestre

No primeiro semestre deste ano, houve crescimento de 71% nos pedidos de recuperação judicial em todo o Brasil. O mecanismo é utilizado por empresas para evitar a falência. Esse processo permite que companhias suspendam e renegociem dívidas em um período de crise. Na contramão dos dados nacionais que evidenciam a incerteza na economia, especialmente para as pequenas e médias empresas, o Paraná não apresentou aumento nos pedidos de falência ou recuperação judicial. O Procurador Regional da Junta Comercial do Paraná, Marcus Vinicius Tadeu Pereira, explica que o saldo de negócios prosperando é maior do que aquelas em crise.

LEIA MAIS

  • Polícia Civil investiga apreensões de armas de uso restrito

Por dia, a autarquia responsável pelo registro e cadastramento de empresas no Paraná recebe mais de mil protocolos de abertura, fechamento ou alteração do nome empresarial. Por isso, a Junta Comercial é considerada um termômetro da economia no estado. O procurador detalha que a projeção para este ano em relação a existência de empresas é positiva.

Segundo estimativa do Banco Mundial, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil deve crescer 2,8% neste ano e 2,2% em 2025. 

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.