
A região metropolitana de Curitiba registrou a segunda maior inflação do país em setembro. É isso que aponta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE. Segundo o levantamento, a inflação avançou 0,77% durante o nono mês do ano, acima da média nacional que foi de 0,44%. A única variação mais expressiva foi em Goiânia, com 1,08%.
Na análise do economista Alan Sales da Fonseca, do Grupo Integrado, de Campo Mourão, a alta está ligada às questões energéticas.
Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, habitação, alimentação e bebidas e transportes puxaram as altas, com 1,47%, 1,23% e 0,94% respectivamente. Entre os subgrupos, as maiores altas foram no pepino, com 22%, na tangerina, com 17%, na banana caturra, com 10%, e no café moído, com 7%. Apenas as despesas pessoais e os artigos de residência apresentaram queda no mês passado.
No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação na Grande Curitiba é menor do que a média nacional. No período, a variação acumulada em Curitiba foi de 3,12%, enquanto a média nacional foi de 3,31%.
Reportagem: Larissa Biscaia