A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) investiga a infecção de pacientes com HIV após receberam órgãos transplantados no Rio de Janeiro.
De acordo com reportagem veiculada pela BandNews FM, seis pessoas contraíram a doença após passarem pelo procedimento. Os doadores teriam feito exame de sangue em um laboratório privado na Baixada Fluminense e os resultados apresentaram falso negativo.
É a primeira vez que algo do tipo ocorre no Brasil. Apenas no Rio de Janeiro, 16 mil pessoas já passaram por transplantes desde 2006.
Em nota enviada à CNN, a SES-RJ informou que uma comissão multidisciplinar foi criada para acolher os pacientes afetados.
O laboratório contratado para realizar o exame nos doadores teve o contrato com os doadores suspenso. Os exames serão realizados pelo Hemorio.
“A Secretaria está realizando um rastreio com a reavaliação de todas as amostras de sangue armazenadas dos doadores, a partir de dezembro de 2023, data da contratação do laboratório”, explica o comunicado.
A CNN entrou em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e o laboratório mencionado, mas não obteve retorno destes órgãos até o momento.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo do RJ investiga infecção por HIV em pacientes transplantados no site CNN Brasil.