
O comediante Ary Toledo morreu neste sábado, aos 87 anos. O humorista passava por problemas de saúde desde o início do ano, quando chegou a ser internado por complicações de uma pneumonia. Após o problema, ele se locomovia com o auxílio de uma cadeira de rodas. A causa da morte não foi divulgada. O velório de Ary Toledo está marcado para às 14h, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O sepultamento do artista acontece às 19h.
Saiba mais:
- Limpezas de túmulos podem ser feitas até 31 de outubro
Vida e história
Ary Toledo nasceu em Martinópolis e foi criado em Ourinhos, ambas no estado de São Paulo. Aos 22 anos, mudou-se para a capital paulista, onde iniciou a carreira como ator no Teatro de Arena. Cinco anos depois, Ary deu início à trajetória no humor, tornando-se um ícone no cenário.
Com um estilo satírico na música, passou a realizar apresentações recheadas de piadas e anedotas. Durante sua carreira, compilou mais de 30 mil piadas, que foram contadas em shows, programas de televisão, discos e livros. Grande torcedor do Corinthians, algumas das célebres frases com erros de português, atribuídas ao folclórico presidente Vicente Mateus, foram criadas, adaptadas e difundidas por Ary.
Amizades com Vinicius de Moraes e Elis Regina
Ainda na década de 1970, Ary Toledo conheceu Vinícius de Moraes e Elis Regina, que o incentivaram a investir no humor. Possivelmente por essa influência, tornou-se um dos maiores humoristas e piadistas do Brasil, reconhecido por seu vasto repertório de 65 mil piadas.