Moradores protestam contra corte de árvores na Av. Arthur Bernardes

Moradores protestam contra corte de árvores na Av. Arthur Bernardes

Moradores do entorno da Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, entre os bairros Seminário e Vila Izabel, protestam contra o corte de 237 árvores previsto para a região. No local, atualmente, o chamado corredor verde concentra quadras de esporte, ciclovias, academia a céu aberto e locais de convivência. A medida faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável, da Prefeitura de Curitiba, para obras do novo Inter II. De acordo com o município, as árvores serão retiradas do trecho para alargar a pista utilizada pelos ônibus.

A engenheira e moradora da região Adriana Carneiro ressalta que uma das principais preocupações diz respeito à sustentabilidade e mudanças climáticas.

Outro ponto questionado pelos moradores é o replantio, uma vez que o Plano de Arborização de Curitiba prevê que, para cada árvore retirada, outras duas serão plantadas. No entanto, o projeto não especifica onde será a compensação, como afirma a engenheira.

Diante da mudança anunciada pela Prefeitura, os moradores criaram um abaixo-assinado. Um documento com 5 mil assinaturas foi entregue à Câmara Municipal de Curitiba. Nesta terça-feira (13), às 18h, a Casa recebe uma audiência pública sobre as obras e o corte de árvores. O debate é aberto à população. De acordo com Adriana, o objetivo do abaixo-assinado é conscientizar moradores.

As obras do Novo Inter 2 abrangem os bairros Vila Izabel, Capão da Imbuia, Xaxim, Boqueirão, Capão Raso, Mercês, Bom Retiro e Centro Cívico. O projeto foi iniciado em novembro do ano passado e deve ser concluído até maio de 2025. O projeto promete a melhora de cerca de 38 km do itinerário das linhas Inter 2 e Interbairros 2, com obras que incluem terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, paisagismo, ciclovias, faixas exclusivas para o transporte coletivo e a distribuição de fibra óptica.

O impacto deve atingir mais de 580 mil moradores, dos quais mais de 180 mil passageiros por dia útil. A reportagem da BandNews FM entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba para um posicionamento sobre o assunto. A assessoria informou, contudo, que não possui um porta-voz e que não se manifestará sobre o tema.

Reportagem: Bárbara Hammes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.