
Os candidatos à prefeitura se enfrentaram nesta segunda-feira (14), na sede da BandTV Curitiba, no primeiro debate do segundo turno. Mobilidade urbana foi o principal tema do primeiro bloco. Os candidatos fizeram menções sobre o valor da passagem de ônibus e a discussão do transporte elétrico. A candidata do PMB se opõe à implantação desse modal. Ela afirma que os veículos são prejudiciais ao meio ambiente.
Para Eduardo Pimentel, do PSD, a implantação dos ônibus elétricos foi um avanço da última gestão.
Em discussões sobre saúde, Pimentel comemora o trabalho feito durante a pandemia de Covid-19.
Cristina relembra como foi o período da doença na cidade.
Ainda na área da saúde, a proposta da candidata do PMB é tornar o atendimento médico mais ágil.
Na proposta de Pimentel, está a elaboração de novas obras voltadas para a saúde.
Cristina Graeml respondeu a crítica sobre a falta de propostas para mulheres no plano de governo. A candidata defendeu soluções para todos os moradores.
Eduardo Pimentel valorizou os programas que já estão em vigor para a defesa das mulheres.
LEIA MAIS
- Dois mil veículos são flagrados em alta velocidade no feriado
Cristina também falou sobre as propostas da área da educação. Entre as pautas da candidata do PMB, está a educação financeira e a iniciação ao empreendedorismo para as crianças dos CMEIS.
Pimentel defendeu as propostas para a rede municipal de ensino.
O debate foi marcado por uma série de ataques entre os candidatos. Graeml lembrou que o partido de Pimentel faz parte do governo Lula, com o comando de Ministérios. Tanto Graeml quanto Pimentel se colocam como candidatos do campo conversador.
Em meio aos ataques, Pimentel defendeu o partido e a coligação que disputa a Prefeitura.
O debate foi dividido em três blocos. No primeiro e no último, os candidatos tiveram à disposição 12 minutos para controlarem. Não havia restrição de tema. No segundo bloco, o debate teve o formato tradicional, como pergunta, resposta e réplica. Ao fim, cada candidato ainda teve o tempo para as considerações finais.
Reportagem: Brenda Niewiorowski, Cleverson Bravo e Marlon Santiago