
Quatro universidades do Paraná estão entre as melhores instituições de ensino do mundo. É isso que aponta um ranking que avaliou indicadores de faculdades públicas e privadas de 115 países, das quais 61 são brasileiras.
As universidades de Londrina (35º) e de Ponta Grossa (39º) estão entre as 40 brasileiras mais bem avaliadas. Já as universidades de Maringá e do Oeste do Paraná estão nas posições 44 e 47 do Brasil. Para a reitora da UEL, Marta Regina, a presença da instituição em rankings nacionais e internacionais mostra a excelência do ensino público.
O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, detalha as medidas adotadas para tornar a universidade mais plural e internacionalizada.
Segundo a metodologia do World University Rankings 2025, cada instituição foi avaliada em cinco categorias: ensino, ambiente e qualidade de pesquisa, perspectivas internacionais e relação com a indústria. Considerando o primeiro índice, de qualidade da educação, as quatro universidades estaduais paranaenses estão entre as 30 melhores do país.
Reportagem: Mirian Villa