Laboratório do Paraná vai ampliar produção nacional da vacina antirrábica

Laboratório do Paraná vai ampliar produção nacional da vacina antirrábica

Um novo equipamento de envase da vacina antirrábica vai potencializar a produção para as campanhas de imunização de cães e gatos em todo o País. Nos próximos quatro meses, o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) vai fornecer 26 milhões de doses da vacina contra a raiva animal ao Ministério da Saúde.

O laboratório paranaense é o único público a abastecer o Governo Federal. A aquisição do equipamento teve investimento de R$ 2 milhões e faz parte de um projeto de ampliação da produção do imunizante. O médico veterinário que coordena o estudo, Jorge Minor, explica que, na infraestrutura antiga, eram necessários cinco profissionais junto à máquina de envase. Agora, apenas três precisam participar da etapa.

A fase de envase é a parte final do processo de produção, quando a vacina é colocada em frasco para serem enviadas ao Ministério da Saúde. No Brasil, a imunização de cães e gatos é gratuita. A médica veterinária e professora da Universidade Positivo, Rebeca Bachhi, detalha que a vacina antirrábica é a única forma de prevenir a doença infecciosa.

A raiva não tem cura, por isso, a prevenção e o controle são fundamentais. O professor do curso de medicina veterinária da PUCPR, Jair Engracia, detalha que, no Brasil, a doença é considerada endêmica.

O vírus pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, machucados ou lambidas.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.