Operação mira investigados por tráfico transnacional de drogas em portos e prende suspeitos em SC, PR e SP


Parte da droga, trazida da Bolívia, embarcava a bordo de navios que iriam para países da África e da Europa, conforme a Polícia Federal. Foram cumpridos 9 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão. Operação da PF mira tráfico transnacional de drogas em portos no sul do país
A Polícia Federal cumpriu 9 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, nesta terça-feira (13), em operação que investiga uma organização criminosa suspeita de tráfico transnacional de drogas com atuação em portos no sul do Brasil.
Parte da droga, trazida da Bolívia, embarcava a bordo de navios que iriam para países da África e da Europa, conforme a PF. A outra parte abastecia facções criminosas para comercialização no Brasil.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A organização, conforme a polícia, atraia funcionários dos portos e criava empresas de logística e de carregamento e transporte de contêineres.
Segundo a Polícia Federal, outros três mandados de prisão em São Paulo seguem em aberto, pois os alvos não foram encontrados.
Apreensão de drogas realizada durante investigação
PF/ Divulgação
Em Santa Catarina, suspeitos foram presos em Criciúma, no Sul, e Itapoá, no Litoral Norte. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Itajaí, Navegantes e Brusque (veja lista completa no fim da reportagem).
Além dos mandados, a justiça decretou a arrecadação e o sequestro de bens que incluem 68 veículos, seis imóveis e o bloqueio de mais de 30 contas bancárias.
Segundo o delegado Alessandro Netto Vieira, os traficantes aproveitavam a logística portuária de Santa Catarina.
“Se contarmos com Paranaguá (PR) que é próximo, esses portos acabam sendo um grande atrativo para os traficantes para cooptar mão de obra que trabalham nas unidades portuárias em busca de informações privilegiadas”.
Veículo de luxo apreendido em Santos (SP) nesta terça-feira
PF/ Divulgação
Investigação
Ao longo das investigações, foram realizadas 22 apreensões de cocaína, totalizando aproximadamente seis toneladas, ao longo das investigações. No período, 16 pessoas foram presas em flagrante.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.
Relação das cidades e dos mandados judiciais:
Criciúma/SC – 2 MBA e 1 MP
Itapoá/SC: 5 MBA e 3 MP
Itajaí/SC: 2 MBA
Navegantes/SC: 1 MBA
Brusque/SC: 1 MBA
Curitiba/PR: 4 MBA 3 MP
São José dos Pinhais/PR: 1 MBA 1 MP
Paranaguá/PR: 3 MBA e 1 MP
Santos/SP: 3 MBA e 2 MP
Guarujá/SP: 2 MBA e 1 MP
São Vicente/SP: 1 MBA e 1 MP
Praia Grande/SP: 1 MBA
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.