Silveira negocia antecipação de mais R$ 18 bilhões da Eletrobras para reduzir conta de luz


Negociação está em curso no âmbito do processo movido pelo governo contra a privatização da empresa. Alexandre Silveira em sessão na Câmara.
Reprodução/ TV Câmara
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (13) que negocia junto à Eletrobras a antecipação de R$ 18 bilhões que a companhia deve depositar ao longo de 25 anos.
A antecipação, segundo o ministro, reduziria a conta de luz em torno de 10% nos próximos dois anos.
“Seria injetado diretamente na modicidade tarifária, na tarifa que é calculada pela Aneel todos os anos para todos os estados. Seriam recursos importantes para a gente minimizar essa tarifa que hoje pesa muito no bolso de brasileiros e brasileiras”, declarou depois de audiência na Câmara dos Deputados.
Tarifa Social: saiba se você pode ter desconto na conta de luz
A negociação está sendo travada no âmbito de uma ação movida pelo governo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a privatização da Eletrobras.
Quando entrou com o processo, o governo pretendia retomar o seu poder de voto na companhia, compatível com os 43% das ações que ainda detém na Eletrobras privatizada. Hoje, conforme as regras da privatização, os votos são limitados a 10%.
Se o governo tivesse direito a votar com os seus 43% da composição acionária, poderia influenciar decisões estratégicas da maior empresa de energia do país.
No momento, está em negociação o aumento das cadeiras do governo no Conselho de Administração da Eletrobras, sem, no entanto, aumentar a sua influência na companhia por meio da retoma do poder de voto. Ou seja, o governo continuaria restrito aos 10%.
Também se discute, a pedido da Eletrobras, a transferência das ações da companhia na estatal Eletronuclear para o governo federal. A Eletronuclear é responsável pela conclusão da usina Angra 3, e a operação das usinas Angra 1 e 2.
– Esta reportagem está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.