
Empresários, diretores e executivos financeiros das empresas paranaenses se reunirão na noite desta quinta-feira, no Castelo do Batel, para a entrega do prêmio Equilibrista de 2024, que é reconhecido pela comunidade de negócios como o “Oscar” do setor de finanças.
O vencedor deste ano é o diretor financeiro do Grupo Marista, Diogo Benke. O executivo recebeu o mérito por liderar a reestruturação do grupo após a centralização da Rede Marista Brasil, coordenando projetos para manter a eficiência e reduzir os custos operacionais. Foram implementados três projetos principais que resultaram em números expressivos, como o aumento de 43% na Receita Operacional Líquida e uma melhoria de mais de 500% na Geração Operacional de Caixa, além de outros valores positivos conquistados pelo grupo.
Eu conversei com Diogo Benke, e ele me disse que foi a primeira vez que concorreu ao prêmio. Segundo o executivo, a diretoria financeira sempre ocupou um papel de destaque nas empresas. Porém, agora, com as novas tecnologias e a geração de um grande volume de informações a serem trabalhadas, este perfil mudou. Ou seja, até dez anos atrás, a diretoria financeira era mais técnica. Hoje, ocupa um papel maior, pois além do trabalho normal, precisa trabalhar os dados para gerar projetos e auxiliar outras diretorias da corporação.
Eu perguntei ao Equilibrista de 2024, como está analisando o cenário econômico daqui para frente, e ele me explicou que as empresas precisam se preparar para os períodos de instabilidade baseados no aumento de juros no curto prazo; na instabilidade do cenário externo, diante das guerras e também nas mudanças com o quadro eleitoral.
Diogo Benke vê um grau de incertezas grande nos próximos meses e isso deve fazer com que as empresas fiquem mais atentas e tomem decisões mais rápidas. Aliás, na avaliação do diretor financeiro do Grupo Marista, as empresas que forem mais rápidas na tomada de decisões se sairão melhor.
Diogo Benke me adiantou que o Grupo Marista deve encerrar o ano com um crescimento de 12% no faturamento em relação a 2023. O executivo também informa que o Grupo Marista, dono da FTD Educação, da PUC-PR e dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, está lançando umfundo de R$ 30 milhões para investir em startups de educação e saúde e visa expandir a presença do grupo em diferentes áreas, utilizando inovações tecnológicas para impulsionar os negócios.
Por fim, vale destacar que o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná também está conferindo ao head de Finanças da Supercampo, Dirceu Faria, e a CFO da Tecverde Engenharia, Francine Vidal de Souza, o prêmio Destaque em Finanças. Já na categoria Revelação em Finanças a vencedora é a gerente de Finanças da Gestamp Brasil Indústria de Autopeças, Ana Lucia Stupka Ferreira.