Paraná realiza 75 cirurgias eletivas por hora

Paraná realiza 75 cirurgias eletivas por hora

O Paraná realiza 75 cirurgias eletivas por hora. Nos primeiros oito meses do ano, foram 442.259 procedimentos. Segundo a Sesa (Secretaria da Saúde), mesmo sem contabilizar os quatro últimos meses do ano, o número pode ser considerado o maior registrado nos últimos 10 anos.

Do total de cirurgias, cerca de 95% são em unidades próprias do governo do Paraná e em hospitais parceiros. O restante está dentro do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF), do Ministério da Saúde.

  • Veja mais: CNPJ passa a ter letras intercaladas com números

Entre as especialidades mais requisitadas no Estado estão ortopedia, oftalmologia, gastroenterologia e  urologia. Em relação ao tempo de espera por uma cirurgia eletiva, neste ano, a média é de 63 dias, ou seja, o paciente espera pouco mais de dois meses para fazer o procedimento.

Para o secretário da Saúde do Paraná, César Neves, a demanda por cirurgias eletivas sempre vai existir, por isso, é importante criar linhas de ação para diminuir a espera.

O governo relaciona o número positivo de procedimentos feitos ao Programa Opera Paraná, criado em 2022 para reduzir a fila de espera e regionalizar os serviços de saúde. O secretário da Saúde detalha que esta é a segunda fase da ação.

Atualmente, mais de 75 mil pacientes têm indicação de cirurgia eletiva no Paraná, segundo dados do Care (Central de Acesso a Regulação). Hoje, 342 unidades compõem o SUS (Sistema Único de Saúde) no estado.

Reportagem: Mirian Villa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.